Jaime Neves

Invited Assistant Professor

Generic Bio

Jaime Neves (Vila do Conde, 1972) has a PhD in Science and Technology of the Arts from the School of Arts of the Portuguese Catholic University.
He is a Visiting Assistant Professor at the School of Arts and a Researcher at CITAR - Centre for Research in Science and Technology of the Arts.
In the field of research, he focuses on themes related to cinema and education, Portuguese cinema, the history of cinema, cinema and technology, film grammar and practice and the aesthetics of colour and black and white in cinema.
In cinema and audiovisual, he works in the areas of directing, producing, cinematography, editing and distribution.
He is a member of "AIM - Associação de Investigadores da Imagem" and a board member of "Cabe Cave - Associação Cultural", where he has been active in cultural production and programming, with a strong focus on film.
He is frequently invited to programme and sit on the jury of various national and international film festivals.

Areas of scientific interest

  • Cinema and education
  • Portuguese cinema
  • Cinema and technology
  • Film grammar and practice
  • Aesthetics of colour and black and white in cinema
  • History of cinema
Book chapter

As novas formas de ver cinema: do grande aos pequenos ecrãs

Jaime Neves 2022. Comunicación, pantallas y ficción. Navarra, Espanha: Thomson Reuters-Aranzadi
Book chapter

O grande plano do rosto humano: o cinema-afeção em A Paixão de Joana D'Arc de Carl Theodor Dreyer (1928)

Jaime Neves 2021. Investigando sobre tendências en análises de contenidos de vanguardia. Valência, Espanha: Editorial Tirant Lo Blanch. ISBN: 978-84-1853-468-3
Paper

A evolução tecnológica na democratização dos meios de produção e nas formas de ver cinema

Jaime Neves 2019. Revista ICONO14 Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes 17 2 (2019): 109-129
Ao longo de mais de cem anos de história, o percurso da arte cinematográfica tem sido acompanhado por inúmeros avanços tecnológicos que têm vindo a proporcionar aos cineastas um cada vez mais infindável número de recursos que visam potenciar o acto da criação fílmica. A chegada da tecnologia digital ao cinema representa um marco profundamente impactante para a História da Sétima Arte. O digital democratizou o acto de fazer cinema ao torná-lo mais acessível e imediato sem, no entanto, por si só, ser garante de incremento qualitativo. Cinema é expressão e tecnologia é ciência. Consciente desta dicotomia, em diversos momentos, ao longo de mais de um século de existência, o cinema soube contornar com sucesso carências técnicas (e económicas) sem nunca perder, no entanto, a sua capacidade expressiva e estética. Mas tal como a acto de fazer cinema tem vindo a evoluir, também o acto de o visionar tem vindo a sofrer profundas mutações. Pela análise de vários dados relativos a hábitos de consumo, constataremos neste escrito que a clássica escura sala de cinema tem vindo nos últimos anos a perder protagonismo. As novas plataformas de videostreaming apresentam-se na actualidade vigorosas, francamente sedutoras e em claro crescendo na capacidade de seduzir um público cada vez mais adepto de novas tecnologias e que parece não identificar na clássica sala de cinema uma mais valia, por exemplo, no potenciar de atmosferas facilitadoras às funções expressivas e estéticas do cinema.
Paper

A simultaneidade da cor e do preto e branco no cinema: entre a delimitação de espaços e a criação de novos e distintos universos

Jaime Neves 2019. La comunicación como relato, 459-466. Madrid, Espanha: Ediciones Pirámide. ISBN: 978-84-368-4253-1
Book chapter

Relações dinâmicas e simbólicas do preto e branco no cinema e em outros contextos audiovisuais

2018. La realidad audiovisual como nuevo vehículo de comunicación, 329-344. Barcelona, Espanha: Editorial Gedisa. ISBN: 978-84-17341-96-1