Som e Imagem

Mestrado

Candidaturas 24-25

  • 1ª fase: 19 de fevereiro a 18 de abril
  • 2ª fase: 13 de maio a 27 de junho*
  • 3ª fase: Vagas sobrantes até 16 de setembro*

*A abertura de concurso para a 2ª e 3ª fases, depende do número de vagas sobrantes da fase anterior.

Apresentação

O Cinema de Animação evoluiu e quebrou fronteiras de criação.
Surgiu uma nova geração de animadores que desenvolvem um cinema de animação híbrido onde as técnicas tradicionais de animação se cruzam com emergentes ferramentas digitais.
Com o apoio de artistas talentosos, a disseminação territorial de estúdios e de plataformas de divulgação, a animação apresenta um potencial imagético único, agregando criatividade e “storytelling” na captação das audiências cinematográficas.

Nesta especialização do Mestrado em Som e Imagem o trabalho dos alunos é orientado para a criação de projetos de cinema de animação que envolvem diferentes técnicas e práticas artísticas com: técnicas de animação tradicionais (areia, vidro, desenho); a modelação, iluminação e texturização 3D; os efeitos visuais que integram imagem real e imagem 3D; o design, edição e grafismo para vídeo; o estudo de personagens e narrativas.

O Mestrado em Animação confere competências para intervir em diferentes domínios gráficos e cinematográficos (Cinema de Animação, Visualização Arquitectónica, Efeitos Visuais, Grafismo em Cinema e Publicidade, entre outros). Esta especialização promove o ensino em praticas artísticas audiovisuais partilhando trabalho e conhecimento com as outras áreas de especialização, oferecidas pela Escola das Artes (Artes Digitais, Design de Som, Efeitos visuais Cinema e Audiovisual).
 

Professores Convidados

Alexandra Ramires

Alexandra Ramires (mais informação)

Licenciada em Pintura nas Belas Artes em Lisboa, Alexandra Ramires desenvolve trabalho em animação desde 2009. Em 2013 chegou ao Porto para trabalhar no estúdio de animação da produtora Bando à Parte;  atual cooperativa - BAP - Estúdio de Animação, da qual é membro fundador. É Realizadora do filme ELO (2020) e co-realizadora, juntamente com Laura Gonçalves, dos filmes ÁGUA MOLE (2017) e PERCEBES (2024).

David Doutel

David Doutel (mais informação)

David Doutel nasceu no ano de 1983 na cidade do Porto. Licenciou-se em Som e Imagem pela Universidade Católica do Porto com especialização em Animação. Nos últimos 10 anos desenvolveu o seu percurso no cinema de animação de autor, trabalhando como realizador, animador e director de produção. Parte integrante de equipas artísticas e de produção, contribuiu para a criação de inúmeras curtas-metragens de animação premiadas e seleccionadas regularmente em festivais internacionais de cinema. Colabora desde o início do seu percurso com Vasco Sá com quem partilha a experiência de realização de 3 curtas-metragens de animação: O Sapateiro (2011), Fuligem (2014) e mais recentemente Agouro (2018), uma co-produção entre Portugal e França. Tem colaborado com a produtora Bando à Parte desde 2011, onde em conjunto com Vasco Sá tem sido responsável pela direcção de produção de animação.

João Alves

João Alves (mais informação)

João Alves de Sousa é professor na área da imagem, animação digital 3D e 3D e game design. Mestre em Som e Imagem - Especialização de Animação por Computador" e Doutor em Arte Interativa (Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa). Venceu o prémio de jovem Cineasta Português no Cinanima entre diversos outros prémios e distinções.

João Apolinário

João Apolinário

João Apolinário Mendes é diretor do "OLHO Festival de Cinema de Animação" e do "Fórum de Animação". É Vice-Presidente da "Casa da Animação". No seu trabalho explora as passagens entre o cinema de animação e as marionetas tendo colaborado com as companhias "Teatro de Marionetas do Porto" e "Redcloud Marionetas", com as quais participou de seis peças de teatro, em 2010 fundou a produtora de audiovisuais "HUSMA", onde trabalhou como produtor e realizador. Está atualmente a realizar o doutoramento em "Ciência e Tecnologia das Artes" na "Universidade Católica Portuguesa", é mestre em "Animação por Computador" pela mesma instituição.

Vasco Sá

Vasco Sá (mais informação)

Vasco Sá é um dos fundadores da BAP - Animation Studio, onde trabalha como realizador e produtor. Partilha com David Doutel a realização dos filmes: O Sapateiro, Fuligem, Agouro e Garrano,  encontrando-se agora a trabalhar na sua primeira longa-metragem, UNA. Colabora com a produtora Bando à Parte desde 2011, fazendo parte da equipa de diversos projectos cinematográficos de diferentes autorias, tanto na vertente artística como de produção.

Vitor Teixeira

Vitor Teixeira (mais informação)

O trabalho de Vitor Teixeira, um Sénior Designer 3D da NotReal, centra-se numa narrativa visual que combina a sua passada experiência em fotografia com uma enorme paixão pelo design, natureza e tecnologia. Após a transição do mundo freelance, Vitor trabalha agora, a tempo integral, com a excepcional equipa de design da NotReal.


Plano Curricular

1º Ano | 1º Semestre ECTS
Projecto I Animação 12
Teoria da Animação 5
Argumento e Storyboarding 5
Modelação e Escultura Digital 5
Investigação em Som e Imagem 3
1º Ano | 2º Semestre ECTS
Projecto II Animação 12
Técnicas de Animação 5
Projecto Interdisciplinar 5
Seminário Interdisciplinar 3
Narrativas Visuais e Intermedialidade 5
2º Ano | 1º Semestre ECTS
Portefólio e Showreel 3
Disseração / Projeto / Estágio 27
2º Ano | 2º Semestre ECTS
Dissertação / Projeto / Estágio 30

a. Características

  • Acesso contínuo e preferencial a equipamentos tais como: Laboratório de Motion Capture, Estúdio de Mistura com Som Surround, Laboratório de Arte Interativa e Fabricação Digital, Estúdio de Cinema/TV com Chroma-Keying; 
  • Integração na comunidade criativa da EA, transversal aos seus cursos; Possibilidade de colaboração e integração em projetos de investigação do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes; 
  • Possibilidade de colaboração e integração em projetos de transferência de conhecimento e produção artística do Centro de Criatividade Digital (CCD) da Escola das Artes;
  • Corpo docente que inclui profissionais e artistas reconhecidos no mercado global, assim como orientadores universitários experientes

b. Instalações e Equipamentos de Referências

  • Estúdios planeados de raiz com acesso 24h/dia
  • Estúdios individuais de edição vídeo
  • Estúdios de captura e mistura Som Stereo e Surround
  • Laboratório de Motion Capture
  • Laboratório de Fabricação Digital (impressoras 3D, CNC, electrónica)
  • Estúdio de Cinema/TV com Chroma-Keying
  • Grande auditório de Cinema (400px) equipado com Som Surround e Sistema de Projeção Digital 2K

c. Saídas Profissionais

Na conclusão do curso os alunos estarão aptos para constituir carreira:

  • Artística – desenvolvimento dos seus trabalhos próprios enquanto autor nas áreas de Cinema de Animação, Produção Áudio (Cinema, Rádio, Concerto, Instalação), New Media (instalação interativa, ativação de marca, conteúdos em Realidade Aumentada e Virtual).
  • Científica – Poderão integrar-se em equipas de investigação do CITAR ou CCD, desenvolver trabalho de R&D que será em si definidor do futuro da área. Progredir para Doutoramento.
  • Profissional -  Criar ou estagiar e ingressar em empresas da sua área de especialização. Nesse sentido salientam-se os acordos de estágio infra citados.

 

d. Queres conhecer a Escola?

Envia mail para artes@ucp.pt a agendar ou liga 935 370 331

e. Bolsas e Apoio Social

Adequadas à situação de cada candidato que pode solicitar o estudo do seu caso e avaliar as possibilidades de apoio de que dispõe. 

g. Acordos de Estágio

Considera-se o estágio como parte escolar do curso, integrado no plano de formação no 2º ano do ciclo de estudos (Unidade Curricular de Estágio -  60 ECTS). É tido como estruturante da atitude profissional de um aluno do curso de Som e Imagem face à sua futura atividade laboral. Deve ser estruturante não só perante a polivalência das matérias base e interdisciplinares do curso, mas também enquanto forte elo de ligação entre a Universidade e o mercado de trabalho. O Estágio Curricular é desenvolvido nas Entidades Acolhedoras de acordo com a área de especialização de cada aluno, e tem uma duração mínima de 24 semanas. Entre as Entidades Acolhedoras e a Universidade Católica é celebrado um Acordo de Estágio que compromete as duas instituições envolvidas na duração do estágio, o aluno e o professor que o acompanha nesta Unidade Curricular.

Animação por Computador

  • Sardinha em Lata 
  • Solid Média 
  • Pix Mix 
  • Bando à Parte 
  • Cimbalino 
  • Farol de Ideias 
  • Filbox 
  • Filmes do Tejo 
  • Fronteira Filmes 
  • Garage Films 
  • Guerrilha Filmes 
  • Lightbox 
  • O Som e a Fúria 
  • Utopia Filmes 
  • Vende-se Filmes

New Media Art 

  • Be-Active 
  • Designarte 
  • Easy-Art 
  • Gema Interative 
  • Landka 
  • Menina Design ​

Design de Som 

  • ElitPalco 
  • Worten Digitópia Casa da Música
  • Indigo Música 
  • Loudness Studios
  • Lourisom 
  • SomNorte 
  • Soundtrapp 
  • Warehouse Studios (República Checa)
  • Ad-hoc Studios (Espanha)

Contactos

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