![Contemporary Cinema and the Logic of the Building · JSTA: Artigo da Semana #8](https://artes.porto.ucp.pt/sites/default/files/styles/asset_medium/public/assets/images/24860onid0_0.jpg?itok=ph_JmcHS)
Apichatpong Weerasethakul, Loong Boonmee raleuk chat
Para lá da sua participação enquanto editor da nova secção de ensaios audiovisuais do JSTA - Journal of Science and Technology of the Arts, Carlos Natálio contribui ainda para o último número do journal com um artigo onde, partindo do conceito de contemporâneo forjado por Giorgio Agamben, se propõe descrever o modus operandi de um conjunto de realizadores e de filmes que já não se identificam com as características do cinema clássico, moderno ou mesmo pós-moderno.
Em Contemporary Cinema and the Logic of the Building: The Case of Apichatpong Weerasethakul’s "Loong Boonmee raleuk chat", procuram-se os sintomas de uma nova forma de filmar, a partir de filmes que em comum têm o facto de os seus criadores procederem por uma certa lógica de construção de um edifício solipsista.
Mais especificamente, o investigador analisa O Tio Boonmee Que se Lembra das Suas Vidas Anteriores, de Apichatpong Weerasethakul, para descrever os processos criativos específicos do cinema contemporâneo, inquirindo o que verdadeiramente significa ser contemporâneo e em que medida o cinema tem a responsabilidade ética de ajudar a recuperar os gestos perdidos da humanidade.
Número completo