19 NOV 2020, 18h00 | AUDITÓRIO ILÍDIO PINHO
Moderação por Cristina Sá
Ralf Baecker estará em conversa via Zoom com a professora Cristina Sá. Nesta sessão, o artista – que apresenta a sua primeira exposição em Portugal no gnration, floating codes – irá falar da forma como cria representações e especializações de processos digitais e tecnológicos na sua prática artística.
Ralf Baecker oferece um ponto de vista poético por trás das superfícies da produção de imagens contemporânea. Com uma perspetiva da arqueologia dos media, o artista procura em aparelhos obsoletos traços e funções que ainda possam ser detetáveis em tecnologias contemporâneas. Baecker não entende a tecnologia como uma ferramenta mas antes como um instrumento epistemológico, como forma de colocar questões elementares sobre o mundo percebido através de impressões tecnológicas.
Ralf Baecker (*1977 Düsseldorf, Germany) é um artista que trabalha na interface entre arte, ciência e tecnologia. Através de instalações e máquinas, Baecker explora mecanismos fundamentais de new media e tecnologias. Baecker recebeu múltiplos prémios pelo seu trabalho, incluíndo o grande prémio do Japan Media Art Festival in 2017, uma menção honorária no Prix Ars Electronica em 2012 e 2014, o segundo prémio no VIDA 14.0 Art & Artificial Life Award em Madrid, uma bolsa de produção do Stiftung Kunstfond Bonn, o fundo de trabalho Stiftung Niedersachsen Media Art 2010, entre outros.
O seu trabalho foi apresentado em festivais e exposições internacionais, tais como a Trienal Internacional de New Media Art 2014 em Beijing, Künstlerhaus Wien, ZKM | Center for Art and New Media in Karlsruhe, Martin-Gropius-Bau in Berlin, WINZAVOD Center for Contemporary Art in Moscow, Laboral Centro de Arte in Gijon, Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB), NTT InterCommunication Center in Tokyo, Kasseler Kunstverein e Malmö Konsthall.
Desde 2016 é professor de Design Experimental de Novas Tecnologias no programa de Media Digital na University of the Arts Bremen.
Coorganização
gnration