10 NOV 2021 – 13 NOV 2021
No âmbito do programa InResidence promovido pela Câmara Municipal do Porto, Alice Miceli está na Escola das Artes a desenvolver um projeto de investigação já em curso, centrado nas representações fotográficas da paisagem, nomeadamente em zonas pós-conflito e onde foram deixadas minas terrestres, para refletir sobre a contradição entre a invisibilidade e a violência de tais dipositivos militares.
O que queremos dizer quando denominamos um determinado recorte de elementos da "Natureza" uma “Paisagem”? Seria esta designação já, em si, em uma operação estética? Este workshop pretende explorar, em teoria e prática, os conceitos que informam as noções tanto de "Natureza" quanto de "Paisagem", principalmente no que se refere à representação do espaço na imagem fotográfica.
ALICE MICELI
O trabalho de Alice Miceli (Rio de Janeiro,1980) alterna entre o vídeo e a fotografia, partindo frequentemente da investigação de acontecimentos históricos e de viagens exploratórias, através das quais reconstitui vestígios culturais e físicos de traumas passados infligidos em paisagens sociais e naturais. A sua obra integra importantes acervos internacionais como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Brasil), Cisneros Fontanals Art Foundation (EUA) e Moscow Biennale Art Foundation (Rússia).