Cineclube EA · Sessão de Curtas Metragens: Estudos do Corpo

Tuesday, June 11, 2024 - 18:30

Auditório Ilídio Pinho

PortoUnião das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Porto4150
Portugal
Show map

Programa de Curtas Metragens: Estudos do Corpo

11 JUN · 18:30 · entrada livre  
Auditório Ilídio Pinho

Ciclo Lei do Desejo
Este programa é integrado no ciclo Lei do Desejo. Este ciclo procura fazer uma reflexão sobre as manifestações do desejo que transcendem os paradigmas convencionais e heteronormativos. O cerne desta proposta reside na exploração profunda da imagética gay e lésbica enquanto veículos de expressão do desejo desde as suas formas mais autênticas e subversivas às narrativas tradicionais. Programação de Luísa Alegre, alumnus da Escola das Artes, Licenciatura em Cinema.

Anger

PROGRAMA da SESSÃO

Geography of the Body (1943) - Willard Maas

Explorando os corpos e a intimidade humana através de close-ups extremos, surgem novas paisagens surreais desses mesmos corpos capturados em detalhes minuciosos. Enquanto isso o poeta George Barker recita um texto cómico em off.


Scar Tissue (1979) - Su Friedrich

Uma reflexão visual sobre o comportamento social do corpo, que estuda a dinâmica entre homens e mulheres nas ruas de Nova York. Fragmentos efémeros de imagem que revelam tanto o olhar de Friedrich sobre esses mesmos corpos, assim como a expressão deles sobre o prisma urbano.


Fireworks (1947) - Kenneth Anger

No sonho de um jovem, a noite avança e leva-nos numa viagem, confrontando-nos com as suas angústias e desejos reprimidos. Uma fantasia sadomasoquista de conflito violento entre o protagonista e um grupo de marinheiros robustos.


Dyketactics (1974) - Barbara Hammer

Uma exploração da identidade lésbica, o desejo e a estética através de imagens de mulheres nuas que se divertem no campo.


Christmas on Earth (1963) - Barbara Rubin

Filme performance sobre adoração genital. Um estudo sobre a natureza celebratória e erótica do amor livre.


Un Chant d' Amour (1950) - Jean Genet

A comunicação improvável entre dois prisioneiros isolados. Separados por paredes grossas, eles estabelecem uma relação erótica e emocional através de um pequeno buraco na parede das suas celas. Com a cumplicidade silenciosa de um guardião, usam objetos simples para expressar o seu amor e o desejo um pelo outro.

 

Latest News

Upcoming Events

17
Jun
19:00
19
Jun
21:15