PROGRAMA
3 JUN 2024, 18h30 | AUDITÓRIO ILÍDIO PINHO * Sessão exceptionalmente à segunda-feira
Querelle
de Reiner Werner Fassbinder
Alemanha, França, 1982, 108’
Querelle, o último filme de Rainer Werner Fassbinder, é uma adaptação do romance de Jean Genet que narra a história do marinheiro Querelle, que desembarca em Brest. Nesse porto de atmosfera onírica e vibrante, envolve-se numa teia de paixões, crimes e traições, provocando um turbilhão de emoções e conflitos entre os habitantes locais.
11 JUN 2024, 18h30 | AUDITÓRIO ILÍDIO PINHO
Sessão de Curtas Metragens (duração da sessão 87 min)
Geography of the Body
de Willard Maas
Estados-Unidos, 1943, 7'
Explorando os corpos e a intimidade humana através de close-ups extremos, surgem novas paisagens surreais desses mesmos corpos capturados em detalhes minuciosos. Enquanto isso o poeta George Barker recita um texto cómico em off.
Scar Tissue
de Su Friedrich
Estados-Unidos, 1979, 7'
Uma reflexão visual sobre o comportamento social do corpo, que estuda a dinâmica entre homens e mulheres nas ruas de Nova York. Fragmentos efémeros de imagem que revelam tanto o olhar de Friedrich sobre esses mesmos corpos, assim como a expressão deles sobre o prisma urbano.
Fireworks
de Kenneth Anger
Estados-Unidos, 1947, 14’
No sonho de um jovem, a noite avança e leva-nos numa viagem, confrontando-nos com as suas angústias e desejos reprimidos. Uma fantasia sadomasoquista de conflito violento entre o protagonista e um grupo de marinheiros robustos.
Dyketactics
de Barbara Hammer
Estados-Unidos, 1974, 4’
Uma exploração da identidade lésbica, o desejo e a estética através de imagens de mulheres nuas que se divertem no campo.
Christmas on Earth
de Barbara Rubin
Estados-Unidos, 1963, 29’
Filme performance sobre adoração genital. Um estudo sobre a natureza celebratória e erótica do amor livre.
Un Chant d' Amour
de Jean Genet
França, 1950, 26’
A comunicação improvável entre dois prisioneiros isolados. Separados por paredes grossas, eles estabelecem uma relação erótica e emocional através de um pequeno buraco na parede das suas celas. Com a cumplicidade silenciosa de um guardião, usam objetos simples para expressar o seu amor e o desejo um pelo outro.
25 JUN 2024, 18h30 | AUDITÓRIO ILÍDIO PINHO
Je, Tu, Il, Elle
de Chantal Akerman
Bélgica, França, 1974, 86'
Uma jovem mulher (interpretada pela própria Akerman aos 24 anos), para ultrapassar a sua relação prévia, rearranja móveis, escreve e reescreve cartas, veste-se e despe-se, e subsiste a colheradas de açúcar.