17 MAR · 21:30 · entrada livre
Cinema Trindade
Mostra Câmara-Corpo. Mostra de Cinemas Indígenas - Sessão 5
Tendo como mote a estreia em Portugal do mais recente filmes de João Salaviza e Renée Messora, "A Flor do Buriti" e a aula aberta que ambos darão no dia 14 de Março, no Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes, como parte do Programa anual de Concertos, Conferências, Exposições e Performances 2024, dedicado ao tema "Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões", o cinema Trindade associa-se ao evento com uma Mostra de Cinemas Indígenas.
Este é um programa construído em parceria com o forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte que em 27 edições anuais tem como uma das prioridades em sua programação a apresentação e reflexão acerca da filmografia produzida por realizadoras e realizadores de diferentes povos indígenas que vivem hoje no Brasil.
Crowrã / A Flor do Buriti (2023) - João Salaviza e Renée Nader Messora
Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um violento massacre, perpetuado pelos fazendeiros da região. Em 1969, durante a Ditadura Militar, o Estado Brasileiro incita muitos dos sobreviventes a integrarem uma unidade militar. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô seguem caminhando sobre sua terra sangrada, reinventando diariamente as infinitas formas de resistência.
* Sessão comentada por Hỳjnõ Krahô, Cruwakwỳj Krahô, Renée Nader Messora e João Salaviza