Diogo Tudela inaugura projeto híbrido na galeria gnration

Friday, January 13, 2023 - 16:10

Inaugura nesta sexta-feira, dia 13 de janeiro, a instalação do projeto híbrido Gesto & Síntese, criação do professor da EA Diogo Tudela e do coletivo supernova ensemble.

Gesto & Síntese é um projeto que se desdobra em instalação e performance ao vivo. A versão em instalação será inaugurada nesta sexta, pelas 21h, na galeria gnration em Braga. A entrada é livre é a visitação decorre até o dia 14 de abril.

Está prevista uma performance no dia 15 de abril com João Dias, José Alberto Gomes, Mário Costa e Diogo Tudela. A direção artística é de João Dias e do professor da EA José Alberto Gomes. 

Mais sobre Gesto & Síntese
A disciplina de criação ou engenharia envolve uma navegação ao longo de uma fissura. Tal espaço torna-se ainda mais aparente quando estruturas lógico-matemáticas são instrumentalizadas na construção (criação) de obras de arte.
A autonomia e a polaridade entre o espaço disciplinar que forma significação, e a disciplina que significa forma, produz uma lacuna fenomenológica insolúvel entre os vetores que apontam para uma obra e os vetores que dela saem.
Gesto e Síntese, que se coloca e desenvolve num espaço híbrido entre performance e instalação, música e new media art, é assim uma peça que trabalha abertamente tal fissura explorando a ferramentalização de estruturas lógico-matemáticas sob o disfarce de materialidade e plasticidade – o que equivale a dizer que esta peça, tal como outra qualquer, é sobre o que é. Os objetos apresentados nesta instalação são parte integrante do espaço performativo. Gesto e Síntese é uma encomenda Supernova Ensemble.


Diogo Tudela é investigador, professor da Escola das Artes e programador focado no software crítico, em práticas de simulação, teoria de modelos, geometria, diagramas e mecatrônica. O seu trabalho tem abordado as tecnologias de síntese e manipulação vocal como tácitas de retro-bioengenharia.


Criado em 2022, o Supernova Ensemble é um coletivo artístico dedicado à música inovadora nas áreas performativas, novas media e artes sonoras. Com uma formação artística e musical diversificada, o grupo pretende construir um mundo em que novas ideias sonoras fluam livremente através de géneros e media, incluindo música, teatro, dança, vídeo, eletroacústica, música de câmara, instalações sonoras, etc. Supernova Ensemble integra o projeto Artista Residente da Circular Associação Cultural.