Takeover of the Board of the School of Arts

Tuesday, December 3, 2024 - 16:09

Tomorrow, December 4, 2024, the inauguration of the Board of the School of Arts will take place at Universidade Católica Portuguesa, in Porto

The Magno Chancellor recently reappointed Prof. Dr. Nuno Crespo for another term as director of School of Arts (SoA) for the three-year period 2024-2027. Prof. Pedro Alves will take over as Vice-Director and Prof. Joana Teixeira will be appointed as a member of the Board of Directors. They will take office on December 4th.

The ceremony will take place at 16:00 in the Carvalho Guerra Auditorium and will be presided over by the Rector of the Portuguese Catholic University, Isabel Capeloa Gil.

Alongside the heads of School of Arts, the heads of other academic units will also be sworn in, such as the Director of the Faculty of Dental Medicine, Prof. Marlene Maria Tourais de Barros.


Nuno Crespo

Nuno crespo

Projetos de investigação
- Arte, crítica e política
- Haus Wittgenstein. Arte, arquitectura e filosofia (com o museu MAAT)
- Pedro Costa: contexto, influências e contágios.

Publicações relevantes
- Arte. Crítica. Política (organização e edição), Lisboa: Tinta-da-China, 2016, ISBN 978-671-329-4
- “Ser pontual num encontro que só pode falhar. Notas sobre a contemporaneidade do artista.”, in Hussak, Pedroorg. e edição, Poiésis, Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo, Brasil, Florianopolis: Editora Universidade Federal Fluminense, 2016, pp. 21-38, ISSN 1517-5677 (versão impressa) e ISSN 2177-8566 (versão digital) https://www.poiesis.uff.br/p27/p27-6-dossie-1-nuno-crespo.pdf
- “Images Physiology”, in Corral, Maria, ed. João Louro: Poems and Problems, Berlin: Hajte Cantz, 2015, pp.150-175, ISBN 978-3-7757-4017-3
Julião Sarmento: olhar animal, Porto: Cooperativa Árvore, 2014, ISBN 978-972-9089-54-1
- Wittgenstein e a estética, Lisboa: Assírio & Alvim, 2011, ISBN 978-972-37-1528-6

Áreas de interesse científico
- Filosofía, estética e teoria da arte;
- crítica e curadoria de arte;
- cinema e artes visuais.

Pedro Alves

pedro alves

Doutorado em Comunicação Audiovisual pela Faculdade de Ciencias de la Información da Universidad Complutense de Madrid (2015), é Professor Auxiliar e Coordenador da Licenciatura em Cinema da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto). É também Vice-Diretor e Investigador Integrado do CITAR (UCP), onde coordena a área-foco de Cinema e Artes Visuais. É membro da Associação Científica ICONO14 (Espanha) e da Screenwriting Research Network. Foi formador do Plano Nacional de Cinema entre 2015 e 2021. Tem várias publicações e participações em eventos e projetos científicos, nacionais e internacionais, sobre temas como cinema, argumento, narrativa, educação e criatividade. É o coordenador do projeto digital de literacia fílmica “Insert”, financiado pela FCT (2022-2023). Foi um dos coordenadores dos livros “Aprender del cine: narrativa y didáctica” (2014), “Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas” (2017) e “Fusões no cinema: educação, didática e tecnologia” (2018). Desde 2017 colabora com a UNESCO como consultor externo em atividades e projetos da Rede de Cidades Criativas. Trabalhou em cinema nas áreas de Produção e Argumento, tendo também participado em projetos na área do teatro e da música. Desde 2021 é membro da Direção do Teatro Experimental do Porto.

Joana Teixeira

joana Teixeira

Doutorada em Conservação e Restauro do Património Pictórico pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valencia (2009), onde iniciou o seu percurso na investigação da conservação de arte contemporânea, através da exploração teórica dos limites e do papel do artista na intervenção de conservação e restauro. É Professora Auxiliar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena o Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Cultural. É investigadora no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), com especial interesse na conservação de arte contemporânea, centrado na relação entre a reflexão teórica e crítica, as práticas de atuação e os processos de documentação, do qual resultam várias participações em congressos e publicações científicas. Colabora com diversos artistas e instituições, entre elas, o Museu de Serralves e o Museu da Faculdade de Belas Artes do Porto, na conservação e restauro das suas obras.