26 MAI 2022, 17h00 | AUDITÓRIO DA FUNDAÇÃO DE SERRALVES
Tradicionalmente, o mercado de arte é considerado exclusivo e de difícil acesso. A tendência recente para os NFTs (non-fungible token) abriu o mercado da arte e admitiu incluir agentes fora da tradicional cena artística, mas envolvendo investimentos avultados. Esta transformação do mercado já foi reconhecida pelos principais agentes, colecionadores e instituições como as leiloritas Phillips, Sotheby's ou Christie's que colocaram os NFTs no portfólio de obras que apresentam aos seus clientes. Só no último ano, o volume de transações em mercados e coleções de arte associados a contratos inteligentes NFT ultrapassou os 40 biliões de dólares em criptomoedas.
Os NFTs de arte generativa são os que mais têm captado a atenção dos investidores e têm sido negociados por centenas de milhares de dólares.
Mas o que é exatamente a arte generativa? Como se articula com NFTs? O que significa esta tendência para o mercado de arte? Haverá uma adoção em massa dos NFT pelo mercado, museus e curadores ou, pelo contrário, sofrerão uma rejeição a longo prazo?
No dia 26 de maio, o Generative Art Seminar será um espaço para discutir essas questões com a presença de um painel de peritos em arte generativa e NFTs que inclui artistas, cientistas, curadores, leiloeiros e colecionadores. Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete na Fundação de Serralves.
PROGRAMA
The Art Market · Benjamin Kandler
History of Generative Art Lecture · Sofia Garcia
Generative Artist Panel · Sofia Garcia, Marcelo Rodriguez-Soria, William Mapan, Iskra Velitchkova, Monica Rizzolli