Graphical Computing Lab

6 ECTS / Semestral / English, Portuguese

O objetivo principal da UC Laboratório de Computação Gráfica é o de introduzir os alunos ao universo da representação visual de dados. No contexto da arte multimédia, isto implica na capacidade de conceber e criar elementos visuais estáticos e dinâmicos através de linguagens de programação e algoritmos.

Desta forma, a UC pretende ensinar tópicos relacionados aos fundamentos do desenho geométrico computacional, utilização e representação das cores, processamento de imagens, algorimos procedurais.

Conteúdos programáticos:

  • Introdução à computação gráfica (história – estado da arte)
  • Sistemas de coordenadas
  • Trigonometria
  • OpenGl Rendering Pipeline
  • Primitivas de desenho de OPENGL
  • Parametrização de geometria 3D em OpenGL
  • Manipulação de Pixels
  • Representação e manipulação de cores
  • Processamento de Imagens
  • Desenho procedural
  • Introdução ao GLSL (openGl Shading Language)

Faculty

Assistant Professor
Research projects Interactive Art 2017 – Produção, programação e robótica – Untitled, João Onofre…