All Them Swines

All Them Swines - João Maria Gusmão
17 JAN - 14 MAR 2025
 
Opening - 17 JAN - 19h00
School of Arts Exhibition Hall
Free admission

Curator: Nuno Crespo

Nesta mostra destaca-se um’obra de João Maria Gusmão, All them Swines, inspirada num’outra, a versão em desenhos animados da obra-prima do escritor inglês Jorge Aurélio, obr’essa que comenta a prevalência da autoridade porcina no seio do reino humano. Desconhecendo as intenções mais profundas da verve do escritor, tudo leva a crer que se trata de uma metáfora. Aurélio, insinua que Estaline era um porco mau e feio e que os indivíduos que aderiram ao movimento revolucionário marxista na terra dos Czares são bichos. Não podíamos estar em maior desacordo, Estaline, à semelhança de outros porcos do século vinte, não só era mau como também foi um príncipe das trevas. Se é feio ou não, depende. Eu gosto de bigodes. Entretanto, passaram mais de setenta anos desd’essa grã opus. A queda do muro de Berlim pôs fim ao KGB mas não destruiu as agências de informação dos outros impérios. À luz dos dias d’hoje, a obra de Aurélio continua a deixar a leve impressão de que vivemos numa exploração agropecuária à mercê de um destino histórico controlado por desígnios perversos profundamente extractivistas. Ao ler d’essa prosa, sentem-se tons de legítima comoção por quem é indignamente explorado, e a solene solidariedade para com a sublevação contra os capatazes afoitos do lucro que tudo fazem para as galinhas porem mais ovos, as vacas darem mais leite e haver mais bacon, febras e entremeada no cadáver dos porcos bonzinhos. Parece, inclusive, que dois dos grandes apanágios dos tempos modernos, a dignidade do trabalho e o direito ao ócio, aparentemente inconciliáveis, se cristalizam na imagem de gáudio dos donos disto tudo. A quinta de um porco mau, feio e esclavagista produz muito para ele gozar eternamente das suas férias. É pérfido o mestre senhor da quinta dos animais que primeiro domesticou o cão para depois subjugar as ovelhas: ao primeiro ensinou a ladrar e a morder, ao segundo a fazer o que lhe mandam. Voltando à mostra. Originalmente o filme, por este contexto informado, é para crianças. Divertido e pedagógico, terá sido encomendado pela Central Intelligence Agency dos United States of America e amplamente distribuído durante a guerra fria para fortalecer a ideia de que os povos sob a influência corrupta da União Soviética se podiam revoltar contra o seu opressor Senhoras e senhores! O desenho animado é propaganda! O que Gusmão faz é chop-suey desse filme dividindo-o em três e projectando esses fragmentos uns por cima dos outros de forma a revelar um subtexto não diegético a montante da obra. Verifica-se que, sem se entender o fio a meada da história, se observam todo o género de atentados e bestialidades à paz e santidade bucólica da vida campesina. O cão ferra os dentes no gato e no homem, o homem malha no cavalo e dispara morteiros, o burro acossa o porco e avia um coice na multidão, há dinamite e explosões, jorra sangue, voam penas, mãos e braços, pontapés e murros; conta-se o dinheiro do lucro e do estupro e, enquanto uns trabalham, outros distribuem tabefes que também é faina fina. O porco Estaline é o diabo, mas todos os outros bichos, homens, porcos, cães, patos e passarinhos, etecetera e tal, são demónios e diabretes do inferno. Brutalidade e injustiça, agora e sempre, passado presente e futuro, até perder de vista. Quando a História é percepcionada em simultâneo, parece que nunca foi de outra maneira. Sem propaganda, apenas uma observação genérica acerca da história geral de violência. Disse.

João Maria Gusmão, december 2024

Agenda

Jan

17
Exhibition All Them Swines · João Maria Gusmão
Exposição

Sala de exposições da Escola das Artes

Rua de Diogo Botelho 1327
Porto4169-005
Portugal
  • Exhibitions