Esta ação permitirá aos professores conhecerem e experimentarem os mecanismos corporais posturais, respiratórios, fonatórios e ressonadores para melhorar o desempenho vocal e comunicação em contexto de sala de aula.
Vários estudos defendem a prevenção pela formação no uso adequado da Voz, como a forma mais eficaz de evitar ou minimizar a patologia vocal nestes profissionais.
A formação adequada, através de técnica vocal, possibilita a reeducação de comportamentos vocais e posturais por forma a garantir uma comunicação eficaz e a preservação da saúde vocal.
Data Limite para Inscrições: 31 de março de 2022
Sessões
Data | 1 de abril | 29 de abril | 13 de maio | 27 de maio | 10 de junho | 8 de julho | 22 de julho |
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Horário | 17h-20h | 17h-21h | 17h-20h | 17h-21h | 17h-21h | 17h-21h | 17h-20h |
Objetivos a atingir
Os objetivos deste curso centram-se em:
- Melhorar o conhecimento fisiológico da Voz;
- Adotar comportamentos posturais e vocais saudáveis, de acordo com a mais recente investigação produzida na área;
- Reconhecer indicadores de risco de patologia vocal;
- Estruturar práticas de aquecimento e desativação vocal;
- Desenvolver flexibilidade e resistência vocais pela prática;
- Equilibrar postura corporal, respiratória, colocação e projeção vocal.
- Treinar a utilização da voz falada.
- Adaptar a utilização da voz ao uso da máscara (em período pandémico).
Metodologias de realização da ação
Metodologia teórico-prática.
As sessões dividem em duas partes:
- Expositiva: que decorrerá em torno dos conteúdos teóricos com exemplos práticos e
- Prática: aplicando os conceitos teóricos em atividades práticas individuais e em grupo por forma a assimilar os conceitos teóricos na voz e no corpo.
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação é contínua:
- participação, empenho e assiduidade (correspondente a 2/3 do número total de horas)
- nas atividades propostas (60%);
- apresentação de um relatório reflexivo sobre os conteúdos abordados e demonstrados na prática (40%).
A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor e que a seguir se explicita:
Excelente — de 9 a 10 valores;
Muito Bom — de 8 a 8,9 valores;
Bom — de 6,5 a 7,9 valores; Regular — de 5 a 6,4 valores;
Insuficiente — de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia fundamental
Behlau M, Pontes P. (2001). Higiene Vocal: Cuidando da Voz. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Revinter.
Bickel, J. E. (2007). Vocal Technique: A Physiological Approach for Voice Class and Studio. San Diego: Bickel.
DeVore, K. 3 Cookman, S. (2009). The Voice Book: caring for, protecting, and improving your voice. Exercises and advice for anyone who speaks or sings for a living. Chicago: Chicago Review Press.
Newham, P. (1999). The healing voice: how to use the power of your voice to bring harmony into your life. Victoria: Element.
Thurman, L., Welsh, G. (2000). Bodymind & Voice: Foundations of Voice Education. Minnesota: Revised Edition: Leon & Welch, Graham Editors.