Curso Livre de Voz: técnicas de utilização eficaz de voz para professores

Curso Livre de Voz

Esta ação permitirá aos professores conhecerem e experimentarem os mecanismos corporais posturais, respiratórios, fonatórios e ressonadores para melhorar o desempenho vocal e comunicação em contexto de sala de aula.

Vários estudos defendem a prevenção pela formação no uso adequado da Voz, como a forma mais eficaz de evitar ou minimizar a patologia vocal nestes profissionais.

A formação adequada, através de técnica vocal, possibilita a reeducação de comportamentos vocais e posturais por forma a garantir uma comunicação eficaz e a preservação da saúde vocal.


Inscrições FECHADAS

Data Limite para Inscrições: 31 de março de 2022


Sessões

Data 1 de abril 29 de abril 13 de maio 27 de maio 10 de junho 8 de julho 22 de julho
Horário 17h-20h 17h-21h 17h-20h 17h-21h 17h-21h 17h-21h 17h-20h


Objetivos a atingir

Os objetivos deste curso centram-se em: 

  1. Melhorar o conhecimento fisiológico da Voz;
  2. Adotar comportamentos posturais e vocais saudáveis, de acordo com a mais recente investigação produzida na área;
  3. Reconhecer indicadores de risco de patologia vocal;
  4. Estruturar práticas de aquecimento e desativação vocal;
  5. Desenvolver flexibilidade e resistência vocais pela prática;
  6. Equilibrar postura corporal, respiratória, colocação e projeção vocal.
  7. Treinar a utilização da voz falada.
  8. Adaptar a utilização da voz ao uso da máscara (em período pandémico).


Metodologias de realização da ação

Metodologia teórico-prática. 

As sessões dividem em duas partes: 

  • Expositiva: que decorrerá em torno dos conteúdos teóricos com exemplos práticos e 
  • Prática: aplicando os conceitos teóricos em atividades práticas individuais e em grupo por forma a assimilar os conceitos teóricos na voz e no corpo.


Regime de avaliação dos formandos

A avaliação é contínua: 

  • participação, empenho e assiduidade (correspondente a 2/3 do número total de horas) 
  • nas atividades propostas (60%); 
  • apresentação de um relatório reflexivo sobre os conteúdos abordados e demonstrados na prática (40%).

A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor e que a seguir se explicita: 

Excelente — de 9 a 10 valores; 

Muito Bom — de 8 a 8,9 valores;

Bom — de 6,5 a 7,9 valores; Regular — de 5 a 6,4 valores;

Insuficiente — de 1 a 4,9 valores.


Bibliografia fundamental

Behlau M, Pontes P. (2001). Higiene Vocal: Cuidando da Voz. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Revinter.

Bickel, J. E. (2007). Vocal Technique: A Physiological Approach for Voice Class and Studio. San Diego: Bickel.

DeVore, K. 3 Cookman, S. (2009). The Voice Book: caring for, protecting, and improving your voice. Exercises and advice for anyone who speaks or sings for a living. Chicago: Chicago Review Press.

Newham, P. (1999). The healing voice: how to use the power of your voice to bring harmony into your life. Victoria: Element.

Thurman, L., Welsh, G. (2000). Bodymind & Voice: Foundations of Voice Education. Minnesota: Revised Edition: Leon & Welch, Graham Editors.