Tiago Teixeira

Licenciatura em Conservação e Restauro

Bio

Nasceu em Guimarães em 2001.
Quando descobriu este curso, percebeu que era ideal para si, pois gosta de arte, de objetos históricos e de trabalhos minuciosos.
Este curso reúne esses três gostos num só. Foi mesmo sorte. Aprendeu as técnicas que os artistas usam para criar obras de arte, os problemas com que se deparam e como os criar possíveis soluções de intervenção.
Também trabalhou com vários materiais e em diferentes locais, o que proporcionou mais experiência na fascinante área da conservação e restauro.

tiago_teixeira

"No primeiro ano, tive a oportunidade de intervir numa escultura de gesso das Belas Artes e num pequeno crucifixo.
No segundo ano, a minha experiência aumentou. Trabalhei com outraspessoas numa caixa de costura coberta com madre pérola e fiz várias peças de cerâmica. Também tive a oportunidade de ir a outros locais fora da universidade para realizar intervenções preventivas em vários hipomóveis e numa campanha de verão numa capela particular.
Foram boas memórias e uma experiência que me ensinou muito.
No terceiro ano, tive a oportunidade de aprender a intervir em documentos gráficos, bem como numa pintura e na moldura da obra, e de dar continuidade à campanha do segundo ano. Foi a melhor decisão que tomei. Fiz amizades e aprendi imenso. Espero que os meus colegas e amigos de turma tenham tido a mesma experiência. De todas as áreas que tive oportunidade de aprender, não consigo decidir qual a que mais gostei, pois a diversidade de aprendizagem foi enorme e marcante.
No entanto, posso dizer que a mesa de costurae a campanha de verão na capela privada foram, sem dúvida, as experiências mais marcantes ao longo dos três anos de licenciatura."