Apresentação do programa

O Programa Educativo da Escola das Artes visa gerar programas educacionais sobre arte contemporânea, envolvendo escolas, comunidades e público especializado. Ao alinhar-se com as políticas dos GDS e da UE, o programa procura criar ambientes culturais e educacionais inclusivos e sustentáveis. Este promove a integração, conhecimento e exploração das artes contemporâneas para público escolar, comunidades em proximidade dilatada, público especializado e mediadores culturais, de acordo com as políticas da EU de favorecimento da sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão.

A execução do programa educativo está filiada nas estratégias de ensino da Escola das Artes, e no projecto estratégico do CITAR, promovendo práticas de aprendizagem em contexto e em proximidade, visando a promoção da aprendizagem com o aprofundamento consciente de vínculos. Aqui, prática artística, exploração e investigação são indissociáveis incitando à circulação livre e experimental de conhecimentos nas áreas das artes, designadamente artes visuais, artes sonoras, cinema, new media art, património artístico e conservação e restauro de bens culturais. A sua execução compreende três vectores:

  • Escolas: Compreensão e apreciação da arte contemporânea em contextos educativos.
  • Comunidades: Promoção do envolvimento da comunidade através de iniciativas artísticas.
  • Mediação: Incentivo ao diálogo artístico especializado, fomentando o enriquecimento cultural e de conhecimento através da arte.

 

Programação:

1) Escolas
Programação direccionada para a comunidade escolar, do pré-escolar ao ensino universitário, incluindo visitas, ateliers, actividades e projectos específicos.

2) Comunidades
Programação orientada para séniores, famílias, entre outros, isto é, todos os membros da comunidade, promovendo espaços colaborativos de conhecimento em proximidade dilatada.

3) Mediação
Programação especializada que articula as iniciativas artísticas da Escola das Artes com a investigação científica do CITAR, destinada a um público adulto e concebendo parcerias com outros mediadores culturais e equipamentos. Procura a promoção de conhecimento especializado sobre a investigação, ensino e práticas artísticas contemporâneas.