Câmara-Corpo. Mostra de Cinemas Indígenas #1

Friday, March 15, 2024 - 19:00

Cinema Trindade Porto

Rua do Almada 412
PortoUnião das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, Porto4050-034
Portugal
Show map

15 MAR · 19:00 · entrada livre
Cinema Trindade

Mostra Câmara-Corpo. Mostra de Cinemas Indígenas - Sessão 1

Tendo como mote a estreia em Portugal do mais recente filme de João Salaviza e Renée Messora, "A Flor do Buriti" e a aula aberta que ambos darão no dia 14 de Março, no Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes, como parte do Programa anual de Concertos, Conferências, Exposições e Performances 2024, dedicado ao tema "Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões", o cinema Trindade associa-se ao evento com uma Mostra de Cinemas Indígenas.

Este é um programa construído em parceria com o forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte que em 27 edições anuais tem como uma das prioridades em sua programação a apresentação e reflexão acerca da filmografia produzida por realizadoras e realizadores de diferentes povos indígenas que vivem hoje no Brasil.

Sessão 1 

Mãri hi /A Árvore do Sonho (2023) - Morzaniel Ɨramari
Thuë Pihi Kuuwi / Uma Mulher Pensando (2023) - Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami
Yuri U Xëatima Thë / A Pesca com Timbó (2023) - Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami
Tekowe Nhepyrun / A Origem da Alma (2023) - Alberto Alvares

* Sessão comentada por Nuno Crespo e Ellen Lima

A árvore do sonho

Mãri hi /A Árvore do Sonho (2023) - Morzaniel Ɨramari

Quando as flores da árvore Mãri desabrocham surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta.

Uma Mulher Pensando

Thuë Pihi Kuuwi / Uma Mulher Pensando (2023) - Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami

Uma mulher yanomami observa um xamã durante o preparo da Yãkoana, alimento dos espíritos. A partir da narrativa de uma jovem mulher indígena, a Yãkoana que alimenta os Xapiri e permite aos xamãs adentrarem o mundo dos espíritos também propõe um encontro de perspectivas e imaginações.

Yuri

Yuri U Xëatima Thë / A Pesca com Timbó (2023) - Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami

Dois jovens realizadores Yanomami descrevem o processo de pesca com timbó, cipó tradicionalmente empregado para atordoar os peixes. O encontro de vozes e perspectivas sugere o reencantamento das imagens como forma de contar histórias.

Origem da Alma

Tekowe Nhepyrun / A Origem da Alma (2023) - Alberto Alvares

O filme acompanha com surpreendente proximidade o nascimento de uma criança dentro da tradição guarani, com as parteiras locais. Proximidade que apenas a presença do cineasta guarani poderia alcançar, assim como manter a sequência no filme. Participe da perspectiva guarani da renovação da vida, do ritual de batismo, ocasião em que a alma do pequeno ser humano lhe é entregue por Nhanderu (o Criador).

 

 

 

 

Latest News

Upcoming Events

21
May
18:30
23
May
18:30