Mestrado em Fotografia 2020/2021 · Conhece o professor Carlos Lobo

Tuesday, April 7, 2020 - 19:30

 

 

 

 
Estão já abertas as candidaturas 2020/2021 para o Mestrado em Fotografia, uma oferta formativa estruturada em módulos teóricos e práticos, destinada a todos que desejem adquirir competências profissionais e artísticas no campo da fotografia, bem como capacidade de reflexão crítica no âmbito das artes visuais contemporâneas.
 
Na sua dimensão de investigação, este Mestrado pode incluir a redação de uma dissertação teórico-prática em correntes da fotografia contemporânea, a realização de um projeto expositivo, a conceção e publicação de um livro de autor/monografia ou a produção de séries fotográficas e elaboração de um portefólio artístico, podendo ainda ser considerada a realização de estágios profissionalizantes, de acordo com planos individuais de estudo.
 
Entre os professores, encontram-se alguns dos principais agentes da fotografia contemporânea em Portugal, como é o caso de Carlos Lobo, um investigador que se tem centrado na fotografia enquanto prática subjectiva, nos novos modos de representação visual da paisagem e na fotografia entre a representação e ficção.
 
Membro fundador e programador de fotografia para o CAAA (Centro dos Assuntos da Arte e Arquitectura), foi comissário de exposições de fotografia de vários autores entre os quais Paulo Catrica, João Paulo Serafim, José Pedro Cortes ou Pedro Magalhães.
 
Está representado, enquanto autor, nas coleções de arte de instituições como Fundação EDP, Fundação PLMJ, Colecção BESArt (Novo Banco), Fundação Calouste Gulbenkian, Colecção Nacional de Fotografia ou Colecção AIP, sendo ainda autor de monografias como "The Idea of Silence" e "Through the Pale Dawn", "The dew of Little Things", publicadas pela editora Editions Loco, Paris,  “Campinas”, nas Edições Pierrot le Fou ou "Far Far East: a Bridge"; editado pela editora LEBOP. Recentemente, lançou ainda IIIo terceiro álbum dos Evols, o seu projeto musicial.
 
 
 
Carlos Lobo, da série Far Far East: a bridge (2009)
 

Entrevista a propósito de Through the Pale Dawn,série que documenta uma viagem à Coreia do Norte