“Memória Recapturada” > exposição de fotografia promovida por investigadora da Escola das Artes

Saturday, November 3, 2018 - 15:38

“Memória Recapturada” > exposição de fotografia promovida por investigadora da Escola das Artes

 

Memória Recapturada:
O Retrato de estúdio na Foto-Carvalho 1936-2001
 
Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, Estremoz
30 set - 02 dez 
 

Esta patente até 2 de dezembro, em Estremoz, a exposição de fotografia "Memória Recapturada", no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte. A exposição parte da investigação de doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais de Catarina Pereira, e do trabalho que desenvolveu na coleção de negativos de vidro do estúdio Foto-Carvalho. 

 
O trabalho do Estúdio Foto-Carvalho e os laços identitários do património de uma comunidade:
 
Em meados do século XX, realizar uma fotografia não é um clique no telemóvel. A fotografia do estúdio Foto-Carvalho fazia-se com tempo, pose e cuidado. É a visão do fotógrafo, que não capturou apenas pessoas, mas também as modas e os estilos, num retrato a preto e branco característico da sua época. Imagens e outros objetos identificam o fotógrafo e a sua época. Para alguns será a recordação da fotografia de outros tempos, para outros uma visita à história da fotografia que já não chegaram a conhecer. Memórias que remontam a 1936 e ainda vivem hoje, na lembrança de muitos e num arquivo ainda disponível. 
 
Para lá do resultado de uma investigação académica, nesta exposição contou-se com a participação da comunidade Estremocense.
 
Catarina Cortes Pereira é doutoranda pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, a desenvolver o tema “O retoque de negativos fotográficos de vidro e gelatina de colecções Portuguesas da primeira metade do século XX, com bolsa de doutoramento (SFRH/BD/116315/2016), pela FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia; mestre em Ciências da Conservação pela Nova de Lisboa em 2013 e Licenciada em Arte - Conservação e Restauro de Pintura pela Escola das Artes da UCP, em 2007. Investigadora pelo CITAR, Centro para a Ciência e tecnologia das Artes na Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa, no Porto e pelo Departamento de Pintura e Restauro, no Laboratório de Materiais [LabMat] na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid. Bolseira em Conservação e Restauro no Laboratório HERCULES, Universidade de Évora de 2013 a 2015. Em Espanha, obteve formação e estágio no Instituto de Conservação e Restauro de Valencia, no departamento de documentos gráficos, em 2009.
_ _ _ 
 
Organização:
Catarina Pereira
Estúdios Correira
 
Apoio:
Câmara Municipal de Estremoz

Latest News

Upcoming Events

12
Sep
18:30
13
Nov
09:30