Academic Staff:
- André Baltazar, PhD | Vice-Dean
- Carlos Lobo, PhD
- Carlos Ruiz, PhD
- Cristina Sá, PhD
- Daniel Ribas, PhD | Vice-Director of CITAR
- José Alberto Gomes, PhD | Program Coordinator
- José Vasco Carvalho, PhD
- Laura Castro, PhD
- Luís Teixeira, PhD
- Maria Coutinho, PhD | Vice-Director of CITAR
- Nuno Crespo, PhD | Dean
- Pedro Alves, PhD
- Sahra Kunz, PhD
- Sofia Serra, PhD
Professores Convidados Anteriormente:
- Salomé Voeglin - artista, escritora e investigadora. É a investigadora principal do projeto Listening across Disciplines II, financiado pelo Conselho de Investigação do Reino Unido. Professora de Som no London College of Communication, University of the Arts London, e atualmente representa a Cátedra de Estudos Sonoros na Universidade de Belas Artes de Braunschweig.
- Steve Goodman (aka Kode9) - músico, DJ, artista e escritor. Foi galardoado com o prémio "Innovator and Small Label of the Year" da AIM. Os seus desenhos sonoros foram recentemente apresentados como parte da comissão Hyundai na Tate Modern (2018) e no Barbican 'AI: More than Human' em Londres (2019). O seu livro "Sonic Warfare" foi publicado pela MIT Press em 2009 e, com AUDINT, co-editou o livro "Unsound: Undead" para a Urbanomic Press em 2019.
- Warren Neidich - recebeu o prémio Vilem Flusser Theory Award, Transmediale, AHRB/ACE Arts and Science Research Fellowship, Bristol e uma bolsa Fulbright. Editou três volumes de Psychopathologies of Cognitive Capitalism, publicado pela Archive Books, e Neuromacht, publicado em alemão pela Merve Verlag. O seu Glossário do Ativismo Cognitivo foi publicado para a abertura da sua exposição individual "Rumor to Delusion" na Bienal de Veneza de 2019.
- Clarence Barlow - foi responsável pela música informática nos cursos bianuais de verão de Música Nova de Darmstadt, professor de música informática na Universidade de Música de Colónia, diretor artístico do Instituto de Sonologia do Conservatório Real de Haia.
- Tarek Atoui - é um artista e compositor. Trabalhou como diretor artístico na STEIM e apresentou o seu trabalho na dOCUMENTA 13, Tate Modern, Bienal de Veneza, etc.
- Mathieu Moon Saura ‘Vincent Moon’ - Cineasta independente e explorador de som. Foi o realizador principal dos Take Away Shows de La Blogothèque. O projeto baseado na Internet de gravação de músicos e bandas que apresentam o seu trabalho em locais inesperados levou Moon a ser apelidado de "o reinventor do vídeo musical" pelo New York Times.
- Thomas Ankersmit -é um músico e artista sonoro. A sua música é lançada nas editoras Shelter Press, PAN e Touch.
- Mariana Pestana - arquiteta e investigadora. Cria programas culturais comoThe Future Starts Here (V&A, 2018) e Eco Visionaries (Maat, Royal Academy e Matadero, 2018-19) ou a 5ª Bienal de Design de Istambul (2020-21). É co-fundadora e directora do estúdio interdisciplinar The Decorators e Professora Assistente Convidada no Instituto Superior Técnico em Lisboa.
- Pierce Warnecke - artista digital multidisciplinar. Apresentou o seu trabalho em MUTEK, ZKM, CTM, IRCAM, Elektra, KW Institut, La Biennale NEMO, Sonic Acts, Martin Gropius Bau, MAC Montreal, Scopitone, LEV Festival, SXSW, FILE, etc.
- Arjuna Neuman – Artista e cineasta que apresentou o seu trabalho na 56ª Bienal de Veneza e na SuperCommunity (2016); Industry of Light, Londres (2017); na Haus Der Kulturen der Welt (2016); Serpentine Gallery, Londres; Qalandia Biennial; Gasworks, Londres (2018); entre outros.
- Aeron Willamon – Professor de Ciências da Performance no Royal College of Music
- Ajay Kapur – Diretor do programa em Tecnologia Musical (MTIID) no California Institute of the Arts (Calarts) e professor de Artes Sónicas na New Zealand School of Music
- Andy Farnell – Cientista informático do Reino Unido com muitos anos de experiência em som digital e autor do livro "Designing Sound"
- Antonio Camurri – Professor Associado da DIST-Universidade de Génova (Faculdade de Engenharia), fundador e diretor científico do InfoMus Lab da DIST-Universidade de Génova, diretor científico do Centro Internacional de Excelência Casa Paganini sobre ciência e tecnologias multimédia para música e artes performativas
- António Ramires – Professor de Computação Gráfica do Departamento de Informática da Universidade do Minho, Braga, Portugal
- Arturo Castro – Engenheiro informático, criador do núcleo de Open Frameworks
- Atau Tanaka – Presidente da Cátedra de Media Digitais da Universidade de Newcastle, Diretor do Culture Lab
- Beatriz Santos – Professora Associada da Universidade de Aveiro
- Bill Verplank – Designer de interação, engenheiro de factores humanos e professor visitante na Universidade de Stanford, EUA
- Carlos Guedes – Professor na ESMAE NYU - Abu Dabi
- Christa Sommerer – Professora no Interface Culture Lab, Institute for Media, Univesidade de Arte e Design, Linz, Áustria
- Christian Langen - Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe (ALEMANHA)
- Christoph Seibert – Instituto Frauenhofer de Frankfurt
- Curtis Roads – Professor e Presidente da Cátedra Media Arts and Technology, nomeação conjunta em Música, Universidade da Califórnia, Santa Barbara, e investigador no CREATE
- Daniel Tércio – Professor na Faculdade de Motricidade Humana / TU Lisboa
- Daniel Teruggi – Institut National du Audiovisuelle – GRM (FRANÇA)
- Daniela Coimbra – PhD, Investigadora CITAR, Professora no Instituto Politécnico do Porto - ESMAE (Porto - PORTUGAL)
- David Rokeby – Artista de instalação baseado em Toronto, Canadá
- Davide Rocchesso – Professor na Universidade de Veneza
- Diogo Evangelista – Artista que apresentou o seu trabalho no MAAT, Lisboa (2017); Bienal de Gwanju e MMOMA, Moscovo (2016), entre outros
- Douglas Edric Stanley – Professor de Artes Digitais na Escola de Arte de Aix-en-Provence
- Edward H. Adelson - MIT - Departamento de Ciências Cognitivas e do Cérebro (EUA)
- Erik Oña - Compositor e diretor do estúdio de música eletrónica da Academia de Música de Basileia
- Fabien Gouyon – Investigador sénior da Unidade de Telecomunicações e Multimédia e co-líder do Grupo de Computação Sonora e Musical do INESC-Porto
- George Tzanetakis – Professor no Departamento de Ciências da Computação da Universidade de U. Victora, CA, criador da estrutura de software de código aberto Marsyas para análise, recuperação e síntese de música para sinais de áudio
- Golan Levin - Escola de Arte da Universidade Carnegie Mellon (EUA)
- Horacio Vaggione – Professor na U. Paris VIII (FRANÇA)
- Isabel Galhano – Professora Auxiliar na Universidade do Porto-FLUP, Directora do curso de Línguas Aplicadas na FLUP
- Ivan Franco – Diretor de I&D da YDreams nos domínios da computação interactiva e ubíqua
- Jean-Claude Risset (†2016) – Compositor, cientista e diretor do Laboratoire de Mécanique et d'Acoustique, CNRS à Marseille
- João Pedro Oliveira - Professor na Universidade Federal de Minas Gerais (BRASIL)
- Jordi Janer – Investigador de pós-doutoramento no Music Technology Group (MTG) da Universitat Pompeu Fabra (UPF) em Barcelona (MTG-UPF)
- Luiz Camillo Osorio – Diretor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, curador do Pavilhão Brazilion na Bienal de Vennice (2015) e curador do MAM-Rio de Janeiro de 2009 a 2015
- Konic Thtr – Plataforma artística sediada em Barcelona dedicada à criação contemporânea na confluência entre artes, novas tecnologias e ciência Luc Courchesne - Société des arts technologiques (Montreal - CANADÁ)
- Ludger Brümmer – Investigador e Diretor do Instituto de Música e Acústica do Centro de Artes e Media de Karlsruhe na ZKM
- Luis Filipe Teixeira – Professor assistente na Universidade do Porto - FEUP
- Marc Leman – Professor de Investigação em Musicologia Sistemática, Diretor do IPEM da Universidade de Ghent
- Marcelo Wanderley, PhD | Diretor IDMIL - McGill University, Canadá
- Mariska de Groot – artista que apresentou o seu trabalho em TEIM (NL), Resonate (RS), Ars Electronica (A), Atonal (DE), CTM (DE), Todays Art (NL), NCCA Moscow [RUS], NCCA Arsenal (RUS), Centras (LI), Lab30 (DE), NK Berlin (DE), Worm (NL), Atelier Nord (NO), Mirage Festival (FR), Nederlands Film Festival (NL), EYE Filminstituut Amsterdam (NL), STUK (BE), entre outros
- Marta de Menezes - Artista e curadora, Directora dos projectos Cultivamos Cultura, a principal instituição dedicada à arte experimental em Portugal e Ectopia
- Martin Kaltenbrunner – Professor no Laboratório de Cultura de Interfaces da Universidade de Arte e Design Industrial de Linz UFG-Austia, cofundador da Reactable Systems, tem trabalhado principalmente na conceção da interação do Reactable, é autor da estrutura de interação tangível de fonte aberta reacTIVision e do respetivo protótipo TUIO
- Mikael Laurson – Professor na Universidade de Tecnologia de Helsínquia
- Myriam Desainte-Catherine – Professora na EINSERB
- Pedro Rebelo – Diretor de Educação na School of Music and Sonic Arts (SARC), Queen's University Belfast, compositor/artista digital que trabalha em música electroacústica, meios digitais e instalação Peter Charles Eastly
- Philipe Manoury – CNSM Strasbourg.
- Sabeth Buchmann – Akademie der Bildenden Künste Wien
- Sergi Jordá - Universidade Pompeu Fabra, MTG (ESPANHA)
- Stephan McAdams - Universidade McGill - RTML (Montreal - Canadá)
- Suguru Goto – Artista japonês e investigador no IRCAM
- Ulrich Baer - Professor de literatura e fotografia na Universidade de Nova Iorque
- Volker Bohm - Academia de Música de Basileia - Elektronisch Studio (SUÍÇA)
- Xavier Serra – Professor Associado do Departamento de Tecnologias da Informação e da Comunicação e Diretor do Grupo de Tecnologia Musical (MTG-UPF) na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona
- Yann Orlarey – Compositor, investigador e diretor científico do Grame
- Rosa Menkman - Artista e investigadora holandesa. O seu trabalho centra-se em artefactos de ruído que resultam de acidentes em meios analógicos e digitais. Estes artefactos podem oferecer uma visão preciosa sobre a alquimia, de outro modo obscura, da normalização e da definição de resoluções. Como compêndio desta investigação, publicou o Glitch Moment/um (inc, 2011), um pequeno livro sobre a exploração e popularização de artefactos de glitch. Menkman desenvolveu e destacou ainda mais a política de definição de resolução num segundo livro intitulado Beyond Resolution (i.R.D., 2020). Em 2019, Menkman ganhou o prémio Collide, Arts at CERN Barcelona, que inspirou a sua recente investigação sobre imagens im/possíveis.
- Ricardo Jacinto - artista, músico e arquiteto, membro fundador e atual diretor artístico da OSSO e doutorado pelo Sonic Arts Research Center, Queens University Belfast. Desde 1998 apresenta trabalho em exposições individuais e colectivas, concertos e performances em Portugal e na Europa. A sua investigação artística tem-se centrado na intersecção de poéticas sonoras, visuais e espaciais de territorialidade e nomadismo em contextos transdisciplinares e pós-disciplinares e no hibridismo de formatos de apresentação pública. A par da noção de fronteira ou limite, a maioria dos seus trabalhos (da música às instalações ou arquitecturas) tem tomado o Labirynth como metáfora orientadora para o estabelecimento de uma espacialidade desorietante e vertiginosa como elemento chave na definição de uma topografia para a sua poesis.