Selecione uma das abas acima para conhecer melhor o Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes
O Programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes tem como objetivo principal a criação de um percurso académico onde artistas, cientistas e criadores de diversas áreas podem desenvolver uma investigação multidisciplinar no universo da exploração artística. Neste contexto, o programa propõe um percurso focado tanto nas questões autorais e conceptuais artísticas, quanto no seu desenvolvimento tecnológico e na sua relação com outras ciências fundamentais e sociais.
A etapa curricular exclusiva aos alunos de doutoramento está planeada para fomentar a investigação e discussão teórica acerca da história e estado-da-arte de distintas vertentes da criação artística audiovisual e performática e das tecnologias implicadas no seu desenvolvimento. Para lá das disciplinas exclusivas, os alunos de doutoramento podem frequentar todas as unidades curriculares oferecidas nas diferentes áreas de especialização do Mestrado em Som e Imagem, o que permitirá aos doutorandos a obtenção de conhecimentos técnicos e práticos determinantes para o desenvolvimento das suas teses.
Além do impacto académico - regional e nacional - a que este programa de estudos se propõe, está associada a esta proposta a aspiração de criar uma alternativa à oferta internacional e, simultaneamente, de preencher um espaço no âmbito europeu com uma oferta formativa e de investigação sobre os temas mais emergentes situados na fronteira entre a Ciência, a Tecnologia e as Artes. O perfil do Corpo Docente é de nível internacional, contemplando Investigadores e Artistas de vanguarda que apresentam o seu trabalho em seminários semanais, acompanham e estabelecem redes com os investigadores e os alunos de Doutoramento.
O programa de Doutoramento em CTA está associado à atividade do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), instituição pioneira no sistema científico nacional, centrado no cruzamento entre Arte, Ciência e Tecnologia.
Este 3.º ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Ciência e Tecnologia das Artes tem 180 unidades de crédito (ECTS) e uma duração de três anos curriculares, incluindo:
- A componente curricular, com a duração de um ano letivo, dirigida à formação para a investigação;
- A preparação e defesa de um projeto de tese de Doutoramento sobre um tema de ciência e tecnologia das artes, com enfoque na realização artística e na reflexão sobre os processos e tecnologias de criação.