Equipa do Cineclube EA 2020/21
Benjamim Gomes
Diogo Pinto
Francisca Dores
João Pinto
Leonardo Polita
Luísa Alegre
Luiz Manso
Maria Miguel
Mariana Machado
Miguel Ribeiro
Miguel Mesquita
com o apoio
Carlos Natálio
Fluídos e capital fluem. Imagens e líquidos vazam. O significado escorrega no meio de todo tipo de efervescência. Reprodução - ou a sua negação - como um processo que se espalha por imagem, capital, trabalho, ideologia, humano e animal. O primeiro programa da série é sensorial e corporal, mas profundamente engajado com as estruturas sociais e relações sociais extraídas tanto da história quanto projetadas em futuros especulativos. O corpo e a imagem estão profundamente entrelaçados - desde a base material até às políticas (sexuais em constante mudança) do olhar. Vale a pena lembrar que um dos primeiros espaços prototipicamente modernos de espetáculo (visual) foi o teatro das operações e dissecções.
An Industry and Its Irreplaceable Medium (2022) - Zachary Formwalt
Reproductive Exile (2018) - Lucy Beech
For a Life Long Disease of Copper (2021) - Alice dos Reis
Sight Leak (2022) - Peng Zuqiang
Qualities of Life: Living in the Radiant Cold (2022) - James Richards
No poema "Burnt Norton" de T. S. Eliot, um pássaro diz "a humanidade / Não pode suportar muita realidade". Para se sustentar sob o peso do mundo, a mente humana desenvolveu meios diversos - da mitologia à matemática - para mediar seus encontros, alterando e gerando agências materiais e imateriais no processo. O cinema também participa desse comércio de mediação. A tarefa de separar o que é sinal do que é ruído, o que é percebido do que é projetado, e o que é inerente do que é construído pode às vezes parecer uma missão impossível. No entanto, num lugar onde a audiência permite que seus sentidos sejam enganados, o cinema é justamente o local para tal meditação. Neste programa de filmes, a mente flui para outros recipientes, profundezas são sondadas, e um mar de agências — ambas alienígenas e familiares, se frequentemente esquecidas — dentro e fora subjugam os espectadores.
Grains of Truth a chapter from ADINA - Emilia Tapprest (NVISIBLE.STUDIO)
Earthquakes (2017) - Maya Watanabe
VUCCA (2016) - Carlos Casas
Aphotic Zone (2022) - Emilija Škarnulytė
The Unmanned - 1953 - The Outlawed (2018) - Fabien Giraud & Raphaël Siboni
nimiia cétiï (2018) - Jenna Sutela
Black Cloud 黑云 (2021) - Lawrence Lek
Na dança da luz cintilante e no jogo de sombras, o tempo torce e vira-se. Espaços escurecidos, das cavernas antigas ao cinema, e dispositivos que conjuram imagens, da Fantasmagoria da lanterna mágica à televisão, permitem que o tempo e o espaço sejam dobrados, baralhados e cortados em novas configurações. As cronologias desmoronam e os limites entre os vivos e os mortos confundem-se. E, no entanto, a nova disposição parece perfeitamente plausível. O controle dos efeitos da realidade do cinema, e dos media em geral, anda de mãos dadas com o controlo do próprio terreno da história e do conhecimento — uma batalha contínua, em andamento há milénios. Que outros terrenos além do terreno desmoronado da modernidade são possíveis? Qual é a topografia do tempo Hauntológico? Estes filmes podem ser mapas; apesar da aparente linearidade de um filme, ele tece intrincadamente o tempo numa rede.
Shokouk (2022) - Pejvak (Rouzbeh Akhbari and Felix Kalmenson)
Black Beauty (one channel) (2021) - Grace Ndiritu
La cabeza mató a todos (2014) - Beatriz Santiago Muñoz
Taxonomic Ambiguity (2022) - Juan Arturo García
You May Own the Lanterns, but We Have the Light (Pt. I Home Alone) (2022) - Haig Aivazian