Nasceu em Evander, África do Sul, em 1978. Vive e trabalha no Porto.
Tem uma licenciatura em Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutora com Menção Internacional em Belas Artes pela Universidade de Vigo. Foi bolseira da FCT (BD) e investigadora em residência na Academy of Fine Arts Helsinki. Ensina na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa desde 2003 e é investigadora integrada na unidade I&D do CITAR na subárea de Cinema e Artes Visuais. Expõe pontualmente, sobretudo em espaços independentes da cidade do Porto. Colaborou com Arlindo Silva num projeto em parceria entre 2003 e 2008. Foi assistente de produção na Galeria Presença.
Publicou em 2023 o livro Prova de Luz: 21 Poses no âmbito do projeto “Participo! Participação Cívica e Política das Mulheres” financiado pelo Programa EEA Grants Portugal. Colaborou com artistas visuais em práticas (co)editoriais independentes, como no caso da revista Leonorana #2, Famílias (2018), a convite de Isabel Carvalho, ou da escrita de "Nem luz nem sombra, a luz que acolhe" (2023) publicado no livro A mão que segura e a que se eleva no ar, a convite de Isabel Baraona e Susana Gaudêncio. Contribuiu para as revistas científicas da UCP JSTA (2023) e Diffractions (2019) em comissão científica. Tem sido júri convidada em diversos graus académicos do ensino superior, e tem vindo a colaborar nas Provas de Aptidão Artística na Escola Secundária de Arte Soares dos Reis.
Desenvolve, no presente, dois projetos de investigação: “Errâncias: Ensaios Itinerantes para a Inscrição da Matrilinearidade Artística” em colaboração com Alexandra Balona, Carla Cruz, Ece Canli e Kitty Furtado; & “Self as Image – Women Photographers’ Gaze Through Collaborative Practices” que se molda também a partir de práticas colaborativas e de coautoria, neste caso específico com ex-alunas. Os campos de ação incluem os conceitos de Teia Matrixial; Ética Feminista; Desaprender a Disciplina; Emancipação na Arte; Ativismo Visual; O Olhar da Câmara; Imagens Emancipatórias; Fotografia de Arte e Cultura Popular. Assuntos já apontados na sua tese de doutoramento "Intimidade para além da superfície: o trabalho em diálogo entre artistas".
Projetos de investigação
Errâncias: Ensaios Itinerantes para a Inscrição da Matrilinearidade Artística
Self as Image – Women Photographers’ Gaze Through Collaborative Practices
Publicações relevantes
Neves, S. (2023). Prova de Luz, 21 Poses. Citar / Universidade Católica Editora.
Neves, S. (2023). "Nem luz nem sobra, a luz que acolhe." Baraona, I. &; Gaudêncio, S. (eds) A mão que segura e a que se eleva no ar, pp. 11-14. ESAD.CR & LIDA.
Carvalho, I. & Espinoza, T. & Neves, S. (eds) (2018). Leonorana #2, Famílias.
Neves, S. (2018). "Annika von Hausswolff: Fingindo a Realidade". Croma 6, pp. 100-107. FBAUL/CIEBA.
Neves, S. (2012). "Expor intimidade/ Falar intimidade: Elina Brotherus e Carla Filipe". Estúdio 5, pp. 406-412. FBAUL/CIEBA.
Neves, S. (2014) "Da opacidade da obra à figuração do artista". Arte & Teoria. Cadernos de Teoria das Artes. Série Geral, pp. 35-42. Universidade Católica Editora.
Áreas de interesse científico
Práticas Colaborativas e Coautoria; Teia Matrixial; Ética Feminista; Desaprender a Disciplina; Emancipação na Arte; Ativismo Visual; O Olhar da Câmara; Imagens Emancipatórias; Fotografia de Arte e Cultura Popular.
Programas
Cinema & Som e Imagem
Módulos / Unidades Curriculares
Fotografia, Fotografia Analógica, Fundamentos de Imagem
Áreas de Investigação:
Cinema e Artes Visuais
Horário de Atendimento: quinta-feira, 14h00 – 15h30