A unidade curricular de Prática de Fotografia desenvolve-se semestralmente e em dois momentos distintos, tendo em vista uma aprendizagem diferenciada entre a técnica e uma prática artística.
No primeiro momento serão introduzidas questões básicas que reforcem a capacidade tecnológica do medium, que passará por apresentar exercícios onde sejam explorados meios e conceitos básicos na prática da fotografia. Primeiramente associando técnicas específicas da linguagem fotográfica, seguindo-se outro, mais complexo, que permitirá perceber e integrar as exigências de uma encomenda fotográfica.
No segundo momento de aprendizagem com as ‘práticas de fotografia’ as propostas de trabalho foram pensadas para complementar e aprofundar os conhecimentos adquiridos. Se a Fotografia na sua curta história foi conquistando um território próprio na arte contemporânea, considerou-se fundamental uma vinculação no campo das Belas-Artes fomentando um conhecimento mais vasto da prática artística. Paralelamente à indicação de uma temática, as propostas de trabalho incidirão no modus operandi do processo criativo no panorama da fotografia contemporânea.
Concluída a unidade curricular, o aluno/a terá adquirido as seguintes competências e experiências:
A. Saber operar uma câmara digital (SLR / Rangefinder)
B. Realizar uma reportagem fotográfica rica e coerente
C. Saber arquivar imagens e revelar uma leitura crítica do trabalho produzido
D. Realizar um projeto fotográfico integrado nas problemáticas da criação artística contemporânea
E. Criar uma publicação fotográfica
F. Dominar e aplicar técnicas, linguagens e terminologias inerentes à fotografia (géneros, o preto e branco e a cor, composição, iluminação, edição e tratamento, etc)
G. Refletir criticamente sobre a criação artística de um ponto de vista técnico, estético e concetual
H. Apresentar de forma concisa os projetos em curso
I. Redigir memórias descritivas onde se revele de forma clara o encadeamento de ideias e processos que sustentam a realização de uma obra