Centro de Criatividade Digital

Contactos

E-mail: ccd@ucp.pt

Centro de Criatividade Digital (CCD), Escola das Artes, Universidade Catolica Portuguesa, Campus Foz

Rua Diogo Botelho, 1327 4169-005 Porto, Portugal.

Acesso às Infraestruturas do CCD

Definem-se dois tipos de utilizadores (que são tratados de forma semelhante do ponto de vista científico): os utilizadores do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e os Utilizadores Externos. O primeiro tipo inclui investigadores individuais, Grupos de Investigação ou Unidades de Investigação, que pretendam solicitar o acesso e tempo de utilização dos equipamentos ou serviços disponíveis na infraestrutura do CCD. O último compreende artistas e investigadores independentes, outras instituições e entidades, start-ups e qualquer negócio ou empresa.

Definição de tempo de uso

O acesso à infraestrutura será atribuído de acordo com a regra “primeiro a chegar, primeiro a ser servido”. Os horários das sessões serão marcados mensalmente e os ajustes serão feitos dependendo das variações da atividade. Os investigadores que reservarem uma vaga permanente serão responsáveis ​​pelo seu pagamento, quer a utilizem quer não. O tempo de utilização do equipamento CCD será atribuído de acordo com os seguintes critérios:

50% para a Instituição de acolhimento do equipamento;
30% para as restantes instituições que integram o SCTN;
20% para serviços a empresas e instituições externas.

Custo de uso da infraestrutura CCD

A equipa de apoio deverá incluir, no mínimo, um técnico de investigação para prestação de serviços, manutenção geral do equipamento e garantia do seu normal funcionamento científico e técnico. 

O preço para os utentes pertencentes a instituições que integram o SCTN será calculado com base no custo real e será atualizado anualmente, tendo em conta a possibilidade de financiamento externo, nomeadamente da FCT/MCTES.

O CCD fixará os custos operacionais a serem cobrados aos usuários externos de acordo com os preços de mercado, de forma a operar pelas leis de mercado e de concorrência, tornando-se receita da infraestrutura. O CCD determinará os procedimentos técnicos administrativos a adotar para a sua cobrança. Os recursos resultantes dos pagamentos de usuários externos destinam-se principalmente a suportar custos de operação, manutenção e reposição de equipamentos.

A tabela de preços de cada serviço prestado pelo CCD está disponível mediante pedido.

Equipa

André Baltazar – Diretor

João Pereira - Coordenador

Nuno Fonseca - Técnico Audiovisual, Suporte Técnico

Mónica Monteiro – Apoio Administrativo