O DCTA apresenta um modelo pedagógico inovador e diferenciado, inspirando-se em referências project based e artistic based learning, onde se combina a formação avançada altamente especializada, a investigação e as práticas de projeto adequadas ao contexto artístico.
O corpo docente é regularmente premiado e distinguido nos mais variados festivais e meios culturais, combinando a experiência em investigação e profissional, com uma extensa prática artística. Para mais, estão em curso medidas para a consolidação da carreira de docente.
A relação entre professores internos e convidados externos (realizadores, artistas, técnicos, profissionais) é já prática da EA com resultados visíveis no apoio ao desenvolvimento de projectos artísticos e de investigação. Esta sinergia é reforçada de uma forma sustentada pela organização regular de várias iniciativas internacionais, como a Summer School, Programa de Aulas Abertas, Residências Artísticas e programa de Artista Visitantes ou Spring Seminar.
Os candidatos beneficiam de um parque tecnológico e equipamentos atualizados e de um plano dinâmico e abrangente de atividades científicas, artísticas e culturais, promovidas quer pelo CITAR, quer pela própria EA.
O plano doutoral trabalha num contexto por natureza multidisciplinar o que permite ter uma oferta de conteúdos programáticos que abrange várias áreas artísticas e de investigação.
O CITAR tem a classificação de excelente por parte da FCT. Tal classificação, além de representar uma elevada qualidade da investigação, representa também um maior acesso ao financiamento de projetos e teses.
O plano doutoral funciona em pleno na língua Inglesa, o que permite abranger um universo, tanto de doutorandos como de convidados, não limitado pela língua.
A EA e o CITAR mantêm uma parceria muitíssimo forte e dinâmica com as instituições culturais da região norte de Portugal de dimensão artística mundial como a Fundação de Serralves, Casa da Música e Gnration/Braga Media Arts. Estas parcerias permitem aos doutorandos terem um contacto privilegiado da produção contemporânea enquanto observadores e investigadores, tal como lhes permite ter um acesso privilegiado às instituições e programadores enquanto artistas e criadores.
Há uma grande diversidade na proveniência geográfica e cultural, assim como na preparação científica e atividade de desenvolvimento prévia da grande maioria dos doutorandos. Essa diversidade cria uma sinergia e contexto únicos favorecendo o processo de desenvolvimento dos projetos de investigação e artísticos.
A EA com a sua oferta de licenciaturas e mestrados na área, integra os estudantes num ambiente dinâmico e vivo, com oportunidades de desenvolvimento de perfis de competências académicos mais completos.
Apoio à desenvolvimento de investigação aplicada no âmbito teórico prático através do CCD que integra o roteiro FCT nacional de infraestruturas de investigação de interesse estratégico. Além das disciplinas exclusivas, os alunos de doutoramento podem frequentar todas as unidades curriculares oferecidas nas diferentes áreas de especialização dos Mestrados em Som e Imagem, Cinema, Fotografia e Indústrias Criativas, o que permitirá aos doutorandos a obtenção de conhecimentos técnicos e práticos determinantes para o desenvolvimento das suas teses.