Porto Summer School on Art & Cinema 2025
30 junho – 4 julho, 2025
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa
Technology/Transformation
Curadoria: Daniel Ribas, Inês Grosso, José Alberto Gomes, Nuno Crespo
Informações sobre os convidados (artistas, realizadores, curadores e académicos) desta Summer School serão anunciados durante o mês de janeiro de 2025.
Nesta edição, a Summer School aceita propostas de comunicação ou propostas de apresentação de projetos artísticos (que se realizarão durante as manhãs). Abriremos esta chamada em janeiro 2025.
Culminando um ano da exposição Technology/Transformation (patente no Campus do Porto, numa coorganização da Fundação de Serralves e da Universidade Católica Portuguesa), a Summer School de 2025 irá centrar-se nas práticas contemporâneas que desafiam os limites da linguagem do cinema e da arte contemporânea. Considerando o momento histórico que se apresenta na exposição, pretende-se dar espaço para discutir os gestos diruptivos que a arte contemporânea promoveu, a partir da década de 1970, quando as ferramentas do vídeo e do Super 8 se tornaram abundantes. Reconhecendo a prática experimental destas obras, procurar-se-á dar conta de uma perspetiva atual, reconhecendo, tanto no cinema experimental como na arte contemporânea que utiliza imagem em movimento, vibrações desse momento inaugural.
***
A Porto Summer School on Art & Cinema é um curso avançado de novas práticas de cinema, combinando um pensamento crítico com o contacto com grandes criadores do cinema e da arte contemporânea. A diversidade de abordagens processuais, bem como os temas decisivos do mundo atual, serão apresentados por realizadores/artistas de relevância internacional, em diálogo com pensadores, críticos e académicos que discutirão o trabalho desenvolvido durante a semana. A Summer School está estruturada em cinco dias, sendo cada dia dedicado a um dos realizadores/artistas que, em diferentes momentos e com diferentes estruturas, estará em contacto direto com os participantes, num ambiente criativo e informal.
Para além dos workshops diários, a Summer School tem também um programa público, composto principalmente por sessões de cinema, abertura de exposições e performances, nas quais participarão os realizadores/artistas que estão presentes no curso. Este programa é oferecido ao Porto e ao seu público cultural e acontecerá em diferentes espaços da cidade.
A Summer School é organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Universidade Católica Portuguesa, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia.