Technology/Transformation

Porto Summer School on Art & Cinema 2025

Cao Guimarães

cao_guimaraes

Cao Guimarães é cineasta e artista plástico, nasceu em 1965 em Belo Horizonte, onde vive e trabalha. Atua no cruzamento entre o cinema e as artes plásticas. Com produção intensa desde o final dos anos 1980, o artista tem suas obras em numerosas coleções prestigiadas como a Tate Modern (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim (EUA), Fondation Cartier (França), Colección Jumex (México), Inhotim (Brasil), Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha), dentre outras.
Atua no cruzamento entre o cinema e as artes plásticas. Começou a produzir mais no final dos anos 80, o artista tem obras em numerosas coleções prestigiadas como a Tate Modern (Reino Unido), o MoMA e o Museu Guggenheim (EUA), Fondation Cartier (França), Colección Jumex (México), Inhotim (Brasil), Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha), entre outras. É representado pela Galeria Nara Roesler, de São Paulo e Galerie Xippas (Paris e Montevideo).

 

Chrissie Iles

chrissie_iles

Chrissie Iles é a curadora Anne e Joel Ehrenkranz no Whitney Museum of American Art, em Nova Iorque. As suas exposições incluem a co-curadoria das Bienais Whitney de 2004 e 2006, e a curadoria de grandes exposições retrospectivas de Marina Abramovic, Dan Graham, Louise Bourgeois, Sol LeWitt, Donald Judd e Yoko Ono, assim como exposições de Paul McCarthy, James Lee Byars, Jack Goldstein e várias exposições coletivas, incluindo Signs of the Times: Film, Video and Slide Installation e Britain in the 1980s, Scream and Scream Again: Film in Art e Into the Light: The Projected Image in American Art 1964-1977, considerada a melhor exposição coletiva em Nova Iorque em 2001 pela International Association of Art Critics. Em 2010, co-curou Off the Wall: Thirty Performative Actions no Whitney Museum e no Museu de Serralves, no Porto, e recentemente curou uma exposição de Sharon Hayes (2012)

 

Deborah Stratman

deborah_stratman

A artista e cineasta Deborah Stratman cria obras que investigam questões de poder, controlo e crença, explorando como os lugares, ideias e a sociedade estão entrelaçados. Ela considera o som como a ferramenta multifuncional definitiva e o tempo como sobrenatural. Projetos recentes abordaram temas como liberdade, vigilância, discurso público, buracos de subsolo, levitação, ortópteros, aves de rapina, cometas, evolução, extinção, êxodo, irmandade e fé. Tem exibido as suas obras internacionalmente em espaços como MoMA (NY), Centre Pompidou (Paris), Hammer Museum (LA), Witte de With (Roterdão), PS1 (NY), Tabakalera (San Sebastián), Austrian Film Museum (Viena), Yerba Buena Center (SF), MCA (Chicago), Whitney Biennial (NY) e realizou projetos específicos para locais com instituições como o Center for Land Use Interpretation, Temporary Services, Hallwalls, Mercer Union e Ballroom Marfa. Os filmes de Stratman foram amplamente exibidos em festivais e conferências como Sundance, Viennale, Berlinale, CPH:DOX, Oberhausen, True/False, TIFF, Locarno, Rotterdam, Flaherty e Docs Kingdom. Foi premiada com bolsas Fulbright, Guggenheim e USA Collins Fellowships, do Alpert Award, do Sundance Art of Nonfiction Award, Graham Foundation, Harpo Foundation e Wexner Center for the Arts. De momento vive em Chicago, onde leciona na University of Illinois.

 

Gabriel Abrantes

gabriel_abrantes

Gabriel Abrantes, nasceu na Carolina do Norte, Estados Unidos, em 1984. Os seus filmes estrearam-se na Quinzaine des Réalisateurs e na Semaine de la Critique - Cannes, na Berlinale, no Festival de Cinema de Locarno, na Bienal de Veneza e no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Foram distinguidos com vários prémios, incluindo o Grand Prix na Semaine de la Critique, o prémio EFA na Berlinale, o Leopardo de Ouro no Festival de Cinema de Locarno e o Prémio Jovem Artista EDP. O seu trabalho foi exposto na Whitechapel Gallery e na Tate Britain (Londres), no Palais de Tokyo (Paris), no MIT List Visual Arts Center (Boston), no Kunst Werke (Berlim) e no Museu de Serralves (Porto). Participou na 32.ª Bienal de São Paulo, na Bienal Tropical de 2016 e na Bienal d’Image Mouvement de 2014. O seu trabalho foi exibido em ciclos de retrospetivas no Lincoln Center (Nova Iorque) e no BAFICI (Buenos Aires).
Atualmente vive e trabalha em Lisboa.

 

Pedro Huet

pedro_huet

Pedro Huet (1993, Porto) é artista plástico e vive e trabalha no Porto. A sua prática artística tem-se desenvolvido em torno de teias narrativas que se servem de objectos fílmicos, fotográficos ou escultóricos para reflectirem sobre estruturas, discursos ou imagéticas que têm vindo a moldar a forma como vivemos e nos organizamos.
Colaborou com diversos espaços independentes e desde 2016 integra a equipa do Sismógrafo.
 

Tujiko Noriko + Joji Koyama

tujiko_joji

Tujiko Noriko é uma cantora, compositora e cineasta japonesa, que reside em Paris.
Desde o início dos anos 2000, tem lançado vários álbuns de pop experimental, cantando melodias em japonês e inglês sobre eletrónica glitchy, downtempo e arranjos electroacústicos. Shojo Toshi (2001) e From Tokyo to Naiagara (2003), foram muito aclamados, atraindo a atenção de públicos de IDM e pop indie. Colaborou com vários músicos de eletrónica experimental, incluindo Peter Rehberg (como DACM), Lawrence English e Nobukazu Takemura. Depois de ter trabalhado em curtas-metragens experimentais ao longo da sua carreira, lançou a sua primeira banda sonora instrumental de longa-metragem, Kuro, em 2019.
A obra expansiva de ambiente Crépuscule I & II sfoi editada em 2023.

Joji Koyama é cineasta, fotógrafo, animador e artista gráfico, actualmente em Berlim. O seu trabalho tem sido apresentado internacionalmente, tendo ganho prémios no London Short Film Festival e nos British Animation Awards. O seu filme de longa-metragem Kuro, co-escrito e co-realizado com Tujiko Noriko, estreou no Slamdance Film Festival e foi transmitido mundialmente na MUBI.
Para além do seu trabalho com imagens em movimento, publicou um livro de histórias visuais, Plassein.

 

Agenda

Jun

30
Porto Summer School on Art & Cinema 2025
Summer School

Escola das Artes | Universidade Católica Portuguesa

Rua de Diogo Botelho 1327
Porto4169-005
Portugal
  • Homepage
  • Summer School