Filmes da EA no IndieLisboa 2024

Terça-feira, May 7, 2024 - 16:31

O IndieLisboa Festival Internacional de Cinema, um dos mais importantes festivais portugueses, selecionou cinco produções da Escola das Artes para integrar a programação oficial da Competição Nacional e Competição Novíssimos. Todos os filmes terão, neste festival, a sua estreia mundial.

Competição Nacional

• Felicidade numa Panela, de Clara Jost · Formação Avançada em Cinema e Televisão – Fundação Calouste Gulbenkian/EA
  •  Nunca estive tão perto, de Francisca Dores · Mestrado em Cinema
  • The Illusion of an Everlasting Kiss, de Marta Sousa Ribeiro · Formação Avançada em Cinema e Televisão – Fundação Calouste Gulbenkian/EA

Competição Novíssimos

• Chuvas de Verão, de Mário Veloso · Formação Avançada em Cinema e Televisão – Fundação Calouste Gulbenkian/EA
  • Só depois do fim, de João Mendes Pinto · Licenciatura em Cinema

A Competição Novíssimos do IndieLisboa é uma secção competitiva dedicada a projetos de realizadores emergentes e primeiras obras realizadas ou não em contexto escolar. A Competição Nacional, por seu lado, é composta por longas e curtas-metragens de produção portuguesa ou realizadas por artistas com residência permanente em Portugal.

Os filmes Chuvas de Verão, de Mário Veloso, Felicidade numa Panela, de Clara Jost e The Illusion of an Everlasting Kiss, de Marta Sousa Ribeiro, foram produzidos no contexto do curso Formação Avançada em Cinema e Televisão, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Escola das Artes. Este curso reuniu oito realizadores emergentes que foram acompanhados por diferentes tutores, entre os quais Lucrecia Martel, Atom Egoyan, Celine Sciama, João Canijo, Marco Martins, Luís Urbano, Rui Poças e Mariana Gaivão, na produção dos seus projetos. Realizou-se entre setembro de 2022 e junho de 2023.

O filme Só depois do fim, de João Mendes Pinto, produzido no contexto do projeto final da Licenciatura em Cinema, foi orientado pelo professor Carlos Ruiz e pelo realizador João Canijo. Nunca estive tão perto, de Francisca Dores, foi produzido no contexto do projeto final do Mestrado em Cinema, com a orientação do professor Daniel Ribas e do realizador Ben Rivers.

Mais informação na página do festival.​

Clara Jost - Felicidade numa Panela

Felicidade numa Panela
Clara Jost · Documentário/Experimental [trailer]

Enquanto cozinha, Yaxuan repara que a sua panela produz um som peculiar. Esse som dará origem a uma deambulação em torno do ritual da alimentação, que aparece como ponte entre o passado e o presente.

francisca dores - nunca estive tão perto

Nunca estive tão perto
Francisca Dores | Documentário/Experimental [trailer]

Numa periferia rural em transformação, as máquinas agrícolas devastam os campos e os lugares são assombrados por uma eterna penumbra. Das chamas, renascem os sinos que invocam a presença da comunidade.

the illusion of an everlasting kiss

The Illusion of an Everlasting Kiss
Marta Sousa Ribeiro | Ficção [trailer]

Um dia de novembro no Porto, numa praça onde skaters saltam um lanço de escadas. Três personagens partilham entre si um momento que visualmente se bifurca em três planos subjetivos e que, sem diálogos, se propõem a caracterizá-las emocionalmente. Diante da impossibilidade em aceder à subjetividade do outro, é posta em causa a ideia de amor partilhado.

chuvas de verão

Chuvas de Verão
Mário Veloso | Ficção [trailer]

Interrompendo o silêncio pontuado pelas chuvas de fim de verão, um grupo de rapazes perturba a memória matriarcal de um quarto an9go. Perante a iminência do perigo, os rapazes mais velhos disputam a liderança. Quando a tarde avança com a intensidade das chuvas e o calor dentro do sótão aumenta, partem para a violência. Na fragilidade de um corpo ferido, Chico, o mais novo e mais desajustado, encontra um prenúncio trágico de desejo.

Só depois do fim - joão Mendes pinto

Só depois do fim
João Mendes Pinto | Ficção [trailer]

Numa antiga danceteria do Porto prestes a fechar, Fátima e Vidal encontram-se naquela que poderá ser a última dança.