Doclisboa 2023: EA mantém parceria com o Arché

Segunda-feira, Novembro 6, 2023 - 17:19
Doclisboa

De ano para ano, a Escola das Artes tem vindo a marcar presença no Doclisboa - Festival Internacional de Cinema, seja representada por produções dos seus alunos, alumni ou professores, ou através de parcerias que tem vindo a desenvolver.

Nesta 21ª edição do festival, que decorreu entre 19 e 29 outubro, a Escola das Artes manteve a parceria com o Arché, espaço que pretende colocar à disposição ferramentas e momentos de reflexão e formação para a criação de novos projetos cinematográficos, garantindo a sua identidade e qualidade. O Arché acolheu projetos de filmes oriundos de 10 países do globo, incluindo Costa Rica, México, Brasil, Argentina e Espanha, que chegaram a Lisboa para uma troca de experiências com profissionais da indústria, acompanhamento e tutoria de cineastas experientes.

No contexto desta parceria, foi de novo apresentado o Prémio Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa - Prémio Especial do Júri Arché para um Projeto em Fase de Escrita ou Desenvolvimento, no valor de 2000 €. Este prémio foi atribuído pelo júri - constituído por André Guiomar, Julien Rejl, Lina González, Narimane Mari e Paula Astorga - a um dos 12 projetos a concurso. Este ano, o prémio foi atribuído a Una Cierta Civilización, do argentino Leandro Listorti.

Durante 2023, a EA associou-se aos principais festivais de cinema portugueses, como forma de apoiar o desenvolvimento do cinema português e ampliar o alcance dos filmes que lá se apresentam.