A Formação Especializada em Pós-Produção de Cinema da Escola das Artes visa preparar futuros profissionais de cinema e audiovisual para um trabalho inovador e de vanguarda nas várias áreas de pós-produção: montagem, design de som, efeitos visuais e color grading, assim como nas tendências contemporâneas mais marcantes da indústria, como o Generative A.I. .
O desenvolvimento de conhecimentos e competências de pós-produção terá por base não apenas a excelência técnica mas também um pensamento crítico e expansivo nas várias áreas, tendo como objetivo central preparar os participantes para uma colaboração criativa aprofundada com os autores dos filmes.
O curso será lecionado por docentes da Escola das Artes e por tutores convidados, nacionais e internacionais, de reconhecida experiência e trabalho de referência nas diferentes áreas afetas à Pós-Produção.
Entre eles incluem-se Claire Atherton, montadora da histórica realizadora Chantal Akerman, e Mark Mangini, designer de som, vencedor de 2 Óscares da Academia de Hollywood, de filmes como Dune, Mad Max Fury Road ou Blade Runner 2049.
B. Informações
150h de contacto
Pós-laboral às sextas e sábados
Abril a setembro (pausa em agosto)
A frequência do curso completo com avaliação final positiva confere Certificado de Formação (30 ECTS). A realização do curso completo sem avaliação confere apenas Declaração de Frequência.
Digital Compositor e Compositor Supervisor com mais de 15 anos de experiência em Efeitos Visuais;
Integrou a equipa de VFX que venceu o Óscar® de Melhores Efeitos Visuais com Interstellar (2015) e Ex-Machina (2016);
Colaborou em muitos projetos de Cinema ou Publicidade para empresas como Industrial Light Magic, DesignStudio, Cinesite Prime Focus, MPC, DoubleNegative, Trixter ou Polarmedia.
Designer de som com mais de 20 anos de experiência em cinema;
Participação no desenho e/ou mistura de som de mais de 60 filmes, muitos deles exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais.
C. Plano de Estudos
Módulo 1: Introdução à Pós-Produção de Cinema
A partir da compreensão do processo de pós-produção e da sua importância na realização cinematográfica, abordam-se os papéis e responsabilidades de uma equipa de produção, desenvolvendo uma visão geral também das etapas de pós-produção: montagem cinematográfica, design de som, efeitos visuais, correção de cor e grading, entre outros. Far-se-á também a introdução a software e ferramentas padrão da indústria de pós-produção.
Módulo 2: Montagem de Cinema Não-Linear
Partindo dos fundamentos da montagem de cinema (tempo, dramaturgia, narrativa), neste módulo trabalha-se o método e hierarquia de trabalho na sala de montagem através de exercícios práticos e projetos assente numa formação aprofundada do software de montagem padrão da indústria (Adobe Première Pro e DaVinci Resolve Studio).
Módulo 3: Design Sonoro e Pós-Produção de Áudio
Neste módulo abordam-se noções básicas da teoria do som e o seu papel da realização cinematográfica, suportando processos de edição de som, Foley, ADR (Substituição Automática de Diálogo) e mistura de som. Será utilizado o software Pro Tools na pós-produção de áudio e em projetos práticos envolvendo design sonoro para diferentes géneros.
Módulo 4: Efeitos Visuais e Integração de CGI
A partir da compreensão dos efeitos visuais (VFX) e das imagens geradas por computador (CGI), aliados a técnicas de composição e tecnologia de tela verde, propõe-se um trabalho prático envolvendo o aprimoramento de efeitos visuais e a incorporação de VFX de forma harmoniosa nas imagens através de softwares como o Adobe After Effects, Nuke ou Maya.
Módulo 5: Color Grading e Correção de Cor
Neste módulo explora-se a importância da cor na narrativa, a teoria da cor e a sua aplicação no cinema. Abordar-se-ão técnicas de correção de cor e de color grading através de software como o DaVinci Resolve.
Módulo 6: Gestão de Fluxo de Trabalho e Colaboração
Entendendo diferentes modos de colaboração com realizadores, designers sonoros e artistas de efeitos visuais, aprender-se-á a gerir eficientemente o fluxo de trabalho de montagem de cinema, com o controlo de versões e a adoção das melhores práticas de organização de ficheiros. Far-se-á a simulação de cenários de produção do mundo real através de projetos em grupo e dar-se-á a introdução a ferramentas de colaboração baseadas em nuvem.
Módulo 7: Tendências da Indústria e Tecnologias Emergentes
Neste último módulo abordam-se as últimas tendências da indústria no campo da pós-produção cinematográfica - aplicações de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e Generative A.I. -, distribuídos pelos vários passos da cadeia de Pós-Produção.