Formação Especializada em Pós-produção para Cinema

Formação Especializada em Pós-produção para Cinema

_

​A. Apresentação


A Formação Especializada em Pós-Produção de Cinema da Escola das Artes visa preparar futuros profissionais de cinema e audiovisual para um trabalho inovador e de vanguarda nas várias áreas de pós-produção: montagem, design de som, efeitos visuais, color grading e color correction, assim como nas tendências contemporâneas mais marcantes da indústria, como o Generative A.I. .

O desenvolvimento de conhecimentos e competências de pós-produção terá por base não apenas a excelência técnica mas também um pensamento crítico e expansivo nas várias áreas, tendo como objetivo central preparar os participantes para uma colaboração criativa aprofundada com os autores dos filmes.
O curso será lecionado por docentes da Escola das Artes e por tutores convidados, nacionais e internacionais, de reconhecida experiência e trabalho de referência nas diferentes áreas afetas à Pós-Produção. 
Entre eles incluem-se Claire Atherton, montadora da histórica realizadora Chantal Akerman, e Mark Mangini, designer de som, vencedor de 2 Óscares da Academia de Hollywood, de filmes como Dune, Mad Max Fury Road ou Blade Runner 2049.

B. Informações

  • 150h de contacto
  • Pós-laboral às sextas e sábados
  • Abril a setembro (pausa em agosto)
  • A frequência do curso completo com avaliação final positiva confere Certificado de Formação (30 ECTS). A realização do curso completo sem avaliação confere apenas Declaração de Frequência.

C. Professores Convidados / Masterclasses 

Coordenação: Mariana Gaivão

Claire Atherton

Claire Atherton (IMDB)

  • Montadora de cinema com mais de 40 anos de experiência; 
  • Trabalhou com realizadores e artistas como Chantal Akerman, Éric Baudelaire ou Wang Bing;
  • Vencedora em 2019 do Vision Award no Festival Internacional de Cinema de Locarno pelo conjunto da sua obra.
Mark Mangini

Mark Mangini (IMDB)

                              

  • Designer de som com 45 anos de carreira em Hollywood;
  • Vencedor de 2 Óscares® da Academia (Dune & Mad Max Fury Road);
  • 6 nomeações para Óscares® em filmes como Blade Runner 2049, Star Trek I, IV e V, O Quinto Elemento e Gremlins.
Mariana Gaivão photo

Mariana Gaivão (IMDB)

  • Montadora de filmes exibidos e premiados nos festivais de Cannes, Berlim, Veneza e Locarno, entre outros;
  • Realizadora de obras exibidas e premiadas em festivais nacionais e internacionais (Roterdão, Palm Springs, Montreal, Vila do Conde);
  • Programadora de cinema e coordenadora do curso.
Paulo Américo

Paulo Américo(IMDb)

  • Um dos mais reputados coloristas de cinema em Portugal;
  • Experiência de mais de 15 anos em color grading, com participação em quase uma centena de filmes.
Alexander Gerner

Alexander Gerner

  • Especialista em estética de Generative A.I., incluindo as suas aplicações à arte e aos media;
  • Investigador em projetos interdisciplinares cruzando filosofia, tecnologia, estética e ética.
Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira(IMDb)

  • Digital Compositor e Compositor Supervisor com mais de 15 anos de experiência em Efeitos Visuais;
  • Integrou a equipa de VFX que venceu o Óscar® de Melhores Efeitos Visuais com Interstellar (2015) e Ex-Machina (2016);
  • Colaborou em muitos projetos de Cinema ou Publicidade para empresas como Industrial Light Magic, DesignStudio, Cinesite Prime Focus, MPC, DoubleNegative, Trixter ou Polarmedia.
Vasco Carvalho

Vasco Carvalho(IMDb)

  • Designer de som com mais de 20 anos de experiência em cinema;
  • Participação no desenho e/ou mistura de som de mais de 60 filmes, muitos deles exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais.

C. Plano de Estudos

Módulo 1: Introdução à Pós-Produção de Cinema

 

A partir da compreensão do processo de pós-produção e da sua importância na realização cinematográfica, abordam-se os papéis e responsabilidades de uma equipa de produção, desenvolvendo uma visão geral também das etapas de pós-produção: montagem cinematográfica, design de som, efeitos visuais, correção de cor e grading, entre outros. Far-se-á também a introdução a software e ferramentas padrão da indústria de pós-produção.

 

Módulo 2: Montagem de Cinema Não-Linear

Partindo dos fundamentos da montagem de cinema (tempo, dramaturgia, narrativa), neste módulo trabalha-se o método e hierarquia de trabalho na sala de montagem através de exercícios práticos e projetos assente numa formação aprofundada do software de montagem padrão da indústria (Adobe Première Pro e DaVinci Resolve Studio).

 

Módulo 3: Design Sonoro e Pós-Produção de Áudio

 

Neste módulo abordam-se noções básicas da teoria do som e o seu papel da realização cinematográfica, suportando processos de edição de som, Foley, ADR (Substituição Automática de Diálogo) e mistura de som. Será utilizado o software Pro Tools na pós-produção de áudio e em projetos práticos envolvendo design sonoro para diferentes géneros.

 

Módulo 4: Efeitos Visuais e Integração de CGI

 

A partir da compreensão dos efeitos visuais (VFX) e das imagens geradas por computador (CGI), aliados a técnicas de composição e tecnologia de tela verde, propõe-se um trabalho prático envolvendo o aprimoramento de efeitos visuais e a incorporação de VFX de forma harmoniosa nas imagens através de softwares como o Adobe After Effects, Nuke ou Maya.

 

Módulo 5: Color Grading e Correção de Cor

 

Neste módulo explora-se a importância da cor na narrativa, a teoria da cor e a sua aplicação no cinema. Abordar-se-ão técnicas de correção de cor e de color grading através de software como o DaVinci Resolve.

 

Módulo 6: Gestão de Fluxo de Trabalho e Colaboração

 

Entendendo diferentes modos de colaboração com realizadores, designers sonoros e artistas de efeitos visuais, aprender-se-á a gerir eficientemente o fluxo de trabalho de montagem de cinema, com o controlo de versões e a adoção das melhores práticas de organização de ficheiros. Far-se-á a simulação de cenários de produção do mundo real através de projetos em grupo e dar-se-á a introdução a ferramentas de colaboração baseadas em nuvem.

 

Módulo 7: Tendências da Indústria e Tecnologias Emergentes

 

Neste último módulo abordam-se as últimas tendências da indústria no campo da pós-produção cinematográfica - aplicações de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e Generative A.I. -, distribuídos pelos vários passos da cadeia de Pós-Produção.

 

 

E. Informação completa


Coordenação Executiva: Pedro Alves 
Para esclarecimento de dúvidas: pmalves@ucp.pt

Download brochura

Student Care - agendar visita - esclarecer dúvidas:  jssilva@ucp.pt

F. Taxas e propinas

Taxas
Candidatura: 50€
Matrícula no curso (única): 300€
Propinas
Mensalidade: 576€/mês
Valor Total (matrícula e propinas): 3.180,00€

G. Candidaturas

Submeta a sua candidatura até 24 de MarçoCANDIDATAR

 

 

 

 

 

 

Contactos

Contactos Cursos

Serviços Académicos
sa.porto@ucp.pt


Student Care
jssilva@ucp.pt
+351 935 370 331



Apoio a candidaturas
candidaturas.porto@ucp.pt
+351 939 450 000