Porto Summer School on Art & Cinema 2025
Technology/Transformation
30 Jun a 04 Jul
Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa
A entrada é livre!
30 junho
21:30, Sessão de Cinema + Q&A
Os Humores Artificiais + Les Extraordinaires Mésaventures de La Jeune Fille de Pierre + A Brief History of Princess X, de Gabriel Abrantes
Escola das Artes, Auditório Ilídio Pinho
Conversa no final entre Gabriel Abrantes e Nuno Crespo
Os Humores Artificiais
Fic, 2017, 29’
Os Humores Artificiais foi rodado no Mato Grosso (Canarana e nas aldeias Yawalapiti e Kamayura dentro do Parque Indígena do Xingu) e em São Paulo. Misturando certa estética hollywoodiana com abordagens típicas do registo documental, o filme conta a jornada de uma jovem indígena que se apaixona por um robô.
Les Extraordinaires Mésaventures de La Jeune Fille de Pierre
Ani/Fic, 2019, 20’
Cansada de ser um ornamento arquitectónico banal, uma escultura foge do Louvre para se confrontar com a vida real das ruas de Paris.
A Brief History of Princess X
Fic, 2016, 7’
Um retrato delirante da escultura Princess X de Constantin Brancusi, uma controversa escultura em bronze, que começou como um busto da igualmente controversa sobrinha bisneta do Napoleao, a Marie Bonaparte.
1 julho
18:30, Conferência
Even Better Than the Real Thing: Curating the Whitney Biennial at the Precipice of the Twenty First Century, Chrissie Iles
Escola das Artes, Auditório Ilídio Pinho

Nesta conferência, Chrissie Iles, curadora Anne e Joel Ehrenkranz no Whitney Museum of American Art, discute os desafios da curadoria do principal levantamento de arte contemporânea nos Estados Unidos num momento crítico da história do país, e a relação entre o diaspórico e o global na formação do que constitui a arte "americana".
20:00, Inauguração de Exposição
Karle: Cartas, Pedro Huet
Escola das Artes, Sala de Exposições

Karle é o nome de uma personagem cuja forma é desconhecida, destinatária de uma série de cartas onde se reflete sobre os dias guiados por máquinas, intersecções entre natureza e tecnologia, entre capitalismo e trabalho e os animais que nos acompanham. Ao longo de uma hora, estes textos vão-se desvendando, acompanhados por imagens vertiginosas onde diferentes locais se cruzam para questionar a forma como os construímos e habitamos - entre natureza e zonas residenciais, empresarias ou industriais.
Em Karle: Cartas, viajamos por estes lugares como se o fizéssemos numa dimensão virtual. Como se os nossos olhos fossem a câmara que permite captar essas imagens e pudéssemos ser transportados de um para outro ambiente.
2 julho
21:30, Sessão de Cinema + Q&A
O Homem das Multidões, Cao Guimarães e Marcelo Gomes
Cinema Trindade
Conversa no final entre Cao Guimarães e Inês Grosso
O Homem das Multidões
Fic, 2013, 95’
Belo Horizonte, Minas Gerais: duas histórias de solidão diferentes. Juvenal (Paulo André), condutor de trem do metrô, enfrenta a impossibilidade de estar só. Para se sentir melhor mistura-se na grande multidão da cidade.
Margô (Sílvia Lourenço), revisora da estação de metro, não consegue se desprender das redes sociais, trocando o mundo real pelo mundo virtual.
3 julho
21:15, Sessão de Cinema + Q&A
Hacked Circuit + Last Things, Deborah Stratman
Batalha Centro de Cinema
Conversa no final entre Deborah Stratman e Daniel Ribas
Hacked Circuit
Doc, 2014, 15’
Um retrato coreografado, num único plano, do processo de Foley, revelando múltiplas camadas de fabrico e imposição. O percurso circular da câmara move-nos para dentro e para fora de um palco de Foley em Burbank, CA. Ao retratar artistas de som a trabalhar, os mecanismos de apoio tipicamente invisíveis da produção cinematográfica são expostos, tal como o são, por extensão e citação, as violações governamentais da privacidade individual.
Last Things
Doc/Fic, 2023, 50’
Evolução e extinção do ponto de vista das rochas e de vários outros futuros. A geo-biosfera é apresentada como um lugar de possibilidade evolutiva, onde os humanos desaparecem mas a vida perdura.
4 julho
22:00, Concerto
Crepuscule Live A/V, Tujiko Noriko & Joji Koyama
Passos Manuel (parceria com o Porto/Post/Doc)
Tendo lançado Crépuscule I & II no início de 2023 com grande aclamação, Tujiko Noriko colaborou agora com o cineasta Joji Koyama para criar um concerto audiovisual ao vivo. O novo espetáculo ao vivo parte dos ambientes e temas do álbum, transformando-o numa experiência hipnotizante e cinematográfica. À medida que o canto etéreo de Tujiko surge e desaparece entre as suas peças eletrónicas de outro mundo, Koyama (que trabalhou tanto na música como na arte do álbum) expande o universo visual assombroso de Crépuscule — um universo tão belo quanto estranho.
O Crépuscule Live A/V estreou no festival de música eletrónica e arte digital Semibreve, em Portugal.