WOW: Retrospectiva

Teatro Praga
WOW: Retrospectiva
Teatro Praga

12 MAR - 8 MAI 2026
Curadoria: Nuno Crespo

Inauguração a 12 de março, às 18:30, na Sala de Exposições da Escola das Artes.
 

No âmbito da celebração dos 30 anos do Teatro Praga, a Escola de Artes da Universidade Católica do Porto convidou a companhia a pensar uma exposição em torno do seu percurso. Com curadoria de Nuno Crespo, WOW: Retrospectiva assinala a entrada inédita do Teatro Praga num território que não lhe é habitual: o das artes visuais.

É mais um risco que o Teatro Praga atravessa, é certo. Por isso, o título funciona desde logo como um marcador de alívio: “wow” é uma interjeição inglesa que tanto exprime surpresa como admiração, positiva ou negativa.Contrariando a ideia de um tempo linear e mantendo-se fiel à sua tradição de fakismo, o Teatro Praga constrói aqui uma história simultaneamente falsa e verdadeira: por um lado, uma retrospectiva de objetos da companhia ao longo das últimas três décadas; por outro, a retrospectiva de um ciclo de exposições apresentado durante uma semana de fevereiro de 2026 na Rua das Gaivotas 6. Tudo verdade, tudo mentira.

Com o título Tomorrow, and tomorrow, and tomorrow, entre 23 e 28 de fevereiro de 2026, em cada uma das noites, foi inaugurada na Rua das Gaivotas 6, sede da companhia, uma nova exposição, pensada e montada em tempo real pelos artistas. Obras diferentes, em espaços diferentes, ativadas por pessoas diferentes. Partindo de criações anteriores e de ideias ainda por concretizar, com os olhos firmemente postos no que ainda estava por vir, foram escolhidas obras que contivessem ou implicassem uma dimensão performativa — presente, passada ou futura — incluindo peças realizadas pela companhia, bem como peças feitas ou ativadas com e pelo público. Fora do teatro, fora dos projetores, fora dos aplausos.

Os objetos e as inaugurações dessa semana foram registados e constituídos como matéria de WOW: Retrospectiva, a exposição apresentada na Escola de Artes da Universidade Católica do Porto, que não se assume como um verdadeiro fim, mas como a abertura de um novo tempo. A exposição WOW: Retrospectiva reúne todas as obras e exposições inauguradas, projetando-as numa perspetiva de futuro: um amanhã.

E, como o título indica, quer se goste ou não, o importante é que algo seja desencadeado. Até porque o gosto não é um critério em arte.

E agora, toda a gente: wow.