Leitura do Mangue

Sónia Vaz Borges & Filipa César et al

Sónia Vaz Borges
É historiadora militante interdisciplinar e organizadora político-social. Doutorada em história da educação pela Universidade Humboldt de Berlim.
É autora do livro Militant Education, Liberation Struggle; Consciousness: The PAIGC education in Guinea Bissau 1963-1978, (Peter Lang, 2019).
Atualmente é pesquisadora da Universidade Humboldt de Berlim.
Como parte de seu trabalho académico, Vaz Borges está a desenvolver um projeto de livro sobre o conceito de “arquivo errante” e o processo de memória e imaginários.

 


Filipa César
Produz filmes, textos e organiza encontros.
Interessa-se pelos aspectos ficcionais do documentário, pelas fronteiras porosas entre o cinema e a sua recepção e pelas políticas e poéticas inerentes ao ritual coletivo da imagem em movimento.
Desde 2011, investiga o cinema, a cultura e a ciência militante dos Movimentos de Libertação Africana na Guiné-Bissau como um laboratório de crítica às epistemologias colonias atuais. Iniciou os projetos coletivos Luta ca caba inda e Mediateca Onshore.
César tem apresentado o seu trabalho internacionalmente em festivais de cinema, bienais e espaços de arte contemporânea.