II Graduate Conference on Science and Technology of the Arts
Response(ability)
Dezembro 12-13, 2024
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa
Faça a submissão da sua proposta nesta ligação.
Extended deadline: 31 de outubro
Conferencistas convidados:
- Işıl Eğrikavuk (Berlin University of Arts)
- Defne Ayas (Performa, New York)
Call for Papers
Num presente dominado pelo necropoder, assistimos à destruição da vida humana, dos territórios e à destruição material da Terra. Com base na discussão estabelecida na primeira edição, a segunda Graduate Conference on Science and Technology of the Arts propõe um enfoque na investigação sobre a(s) destruição(ões) em relação à (im)materialidade, a interligação do mundo humano - não-humano através da priorização de coletividade, processos colaborativos e participativos nas artes, ciência e património.
“O necropoder tornou-se um conceito-chave para compreender a instrumentalização generalizada da vida e a destruição material da Terra na condição pós-colonial global que inclui o extermínio de todos os sistemas bioculturais” (The Society for the end of Necropolitics, s.d., Trad.)
Assumindo a desvalorização das ligações humanas e não-humanas como contributo para a destruição generalizada da cultura, dos territórios e do planeta, assistimos atualmente ao esquecimento do conceito de coletividade e ao perpetuar do conceito de individualismo.
Incentivamos os participantes a partir do conceito de Response(ability) (capacidade de resposta, responsabilidade), entendido como uma forma ética e política de resistência à normatividade, associada a sensibilidade e a curiosidade, que promove a preservação não só da vida humana, mas também de outros seres vivos e não vivos, do planeta, da cultura, da ciência e da arte.
Procuramos reflexões sobre metodologias e práticas que permitam criar formas alternativas de viver, no que diz respeito à nossa (im)materialidade e à nossa (inter)ligação, e que poderão ser a base para novas formas de práticas de cuidado, interdependência, resistência e futuros alternativos.
Entendemos a (im)materialidade como um reflexo da relação entre o tangível e o intangível, o paralelismo entre pensar e agir, entre destruir e preservar. Acreditamos que a (inter)ligação representa a reconstrução das relações humanas e não-humanas com o planeta, a arte e o património. Neste sentido, a (inter)ligação do humano e do não-humano é central para esta Response(ability) (responsabilidade) de agir face à destruição dos mundos (im)materiais.
Considerando a Response(ability) como um gerador de novas possibilidades e partindo dos conceitos de (inter)ligação e (im)materialidade, esta edição da Graduate Conference on Science and Technology of the Arts pretende trazer à discussão os seguintes temas/assuntos:
- Práticas comunitárias na conservação do património: ciência cidadã, humanidades cidadãs, humanidades digitais e património cultural digital
- Práticas artísticas colaborativas e participativas
- Destruição e preservação do material e do imaterial nas artes e no património
- Destruição e preservação ecológica: Conservação verde, Ecoarts, Eco Somatics, LandArt
- Encontros e práticas incorporadas
- Resistência ética e política na investigação e nas práticas artísticas
- Experiências com materialidade e fisicalidade
- Futuros e relações comunitárias com a natureza
- Intimidade e práticas de cuidado na pesquisa artística
- Estratégias e Especulações para a Sobrevivência Colectiva: Novas realidades sociais, Alternativas
- Construção de mundos Feministas, pós-coloniais e especulativos
Referência:
(s.d.). The Society for the end of Necropolitics. https://www.documenta14.de/en/public-programs/1035/the-society-for-the-end-of-necropolitics
Faça a submissão da sua proposta nesta ligação.