Legacy Russell · BLACK MEME

Quinta-feira , 19 de Março 2026 - 18:30

Auditório Ilídio Pinho | Escola das Artes

Porto4169-005
Portugal
Show map
cosmos - legacy russell

Conferência

BLACK MEME
Legacy Russell

19 mar 2026 ● 18H30 ● Auditório Ilídio Pinho

Art + Tech x Cosmos =
Concertos, conferências, exposições e performances 2026
 

Em BLACK MEME, Legacy Russell, autora premiada do inovador GLITCH FEMINISM, explora o «meme» tal como se reflete na cultura visual negra desde 1900 até ao presente, explorando tanto arquivos como meios de comunicação contemporâneos.

Russell argumenta que, sem as contribuições de pessoas negras, a cultura digital não existiria na sua forma atual. Estas reflexões incluem a circulação de postais de linchamentos; a razão pela qual uma mãe permitiu que a revista JET publicasse uma foto do seu filho morto, Emmett Till; e como a transmissão televisiva dos manifestantes em Selma mudou o debate sobre os direitos civis. Questões sobre a representação da negritude nos media vêm à tona quando Russell considera como as imagens gravadas por cidadãos da polícia de Los Angeles espancando Rodney King se tornaram o primeiro vídeo viral. Por que motivo as audiências de Anita Hill lançaram luz sobre a criação do ícone negro pelos media. A propriedade das imagens e da morte dos negros é considerada na história da luta de Tamara Lanier para recuperar os daguerreótipos de seus ancestrais escravizados de Harvard. Enquanto isso, a transmissão ao vivo no Facebook do assassinato de Philando Castile pela polícia, após ter sido parado por causa de um farol traseiro partido, nos obriga a testemunhar o legado persistente do meme negro.

Por meio de imagens, memória e tecnologia, BLACK MEME mostra-nos como as imagens da negritude foram sempre fundamentais para a nossa compreensão do mundo moderno.

Art + Tech x Cosmos =
O programa reúne artistas, tecnólogos criativos, curadores, escritores e pensadores com contribuições que abrangem várias constelações temáticas: desde o espiritual e o mítico, infraestruturas sociotecnológicas e lógicas (des)coloniais, até futuros especulativos. Através destas contribuições, o programa explora o potencial para remodelar a forma como pensamos sobre a criatividade humana e não humana, como experimentamos a convergência da arte e da tecnologia e como as suas possibilidades imaginativas podem inspirar novas práticas culturais e mundos. Com curadoria de Joasia Krysa, Nuno Crespo, Daniel Ribas e José Alberto Gomes 

CONVIDADOS

Legacy Russell

 

LEGACY RUSSELL

Legacy Russell é curadora e autora. Nascida e criada na cidade de Nova Iorque, é diretora executiva e curadora-chefe da instituição de artes experimentais The Kitchen. Anteriormente, foi curadora associada de exposições no The Studio Museum, no Harlem. Russell possui um mestrado com distinção em História da Arte pela Goldsmiths, Universidade de Londres, com foco em Cultura Visual. O seu trabalho académico, curatorial e criativo concentra-se nas áreas do género, performance, identidade digital, idolatria da Internet e rituais dos novos meios de comunicação. Os trabalhos escritos, entrevistas e ensaios de Russell foram publicados internacionalmente.

Exposições recentes incluem Code Switch: Distributing Blackness, Reprogramming Internet Art no The Kitchen, em colaboração com o Schomburg Center e o MOCAD (2024-2025); Harmony Holiday: BLACK BACKSTAGE no The Kitchen (2024); Matthew Lutz-Kinoy: Filling Station no The Kitchen (2023). Recebeu o Prémio Thoma Foundation 2019 de Escrita de Arte em Arte Digital, foi bolseira da Residência Rauschenberg 2020, recebeu o Prémio Creative Capital 2021, bolseira do Pompeii Commitment Digital 2022-2023, bolseira do Center for Curatorial Leadership 2023, bolseira do Lunder Institute for American Art 2024-2025 e vencedora do prémio Obama Leader 2025-2026. O seu primeiro livro é o aclamado pela crítica Glitch Feminism: A Manifesto (Verso Books, 2020). O seu segundo livro, BLACK MEME (Verso Books, 2024), foi nomeado para o Prémio National Book Critics Circle de 2024. O primeiro livro de poemas de Russell é GAY POMPEII (GenderFail, 2025).  

www.legacyrussell.com

Próximos Eventos

26
Fev
18:30