Conferência
BLACK MEME
Legacy Russell
19 mar 2026 ● 18H30 ● Auditório Ilídio Pinho
Art + Tech x Cosmos =
Concertos, conferências, exposições e performances 2026
Em BLACK MEME, Legacy Russell, autora premiada do inovador GLITCH FEMINISM, explora o «meme» tal como se reflete na cultura visual negra desde 1900 até ao presente, explorando tanto arquivos como meios de comunicação contemporâneos.
Russell argumenta que, sem as contribuições de pessoas negras, a cultura digital não existiria na sua forma atual. Estas reflexões incluem a circulação de postais de linchamentos; a razão pela qual uma mãe permitiu que a revista JET publicasse uma foto do seu filho morto, Emmett Till; e como a transmissão televisiva dos manifestantes em Selma mudou o debate sobre os direitos civis. Questões sobre a representação da negritude nos media vêm à tona quando Russell considera como as imagens gravadas por cidadãos da polícia de Los Angeles espancando Rodney King se tornaram o primeiro vídeo viral. Por que motivo as audiências de Anita Hill lançaram luz sobre a criação do ícone negro pelos media. A propriedade das imagens e da morte dos negros é considerada na história da luta de Tamara Lanier para recuperar os daguerreótipos de seus ancestrais escravizados de Harvard. Enquanto isso, a transmissão ao vivo no Facebook do assassinato de Philando Castile pela polícia, após ter sido parado por causa de um farol traseiro partido, nos obriga a testemunhar o legado persistente do meme negro.
Por meio de imagens, memória e tecnologia, BLACK MEME mostra-nos como as imagens da negritude foram sempre fundamentais para a nossa compreensão do mundo moderno.
Art + Tech x Cosmos =
O programa reúne artistas, tecnólogos criativos, curadores, escritores e pensadores com contribuições que abrangem várias constelações temáticas: desde o espiritual e o mítico, infraestruturas sociotecnológicas e lógicas (des)coloniais, até futuros especulativos. Através destas contribuições, o programa explora o potencial para remodelar a forma como pensamos sobre a criatividade humana e não humana, como experimentamos a convergência da arte e da tecnologia e como as suas possibilidades imaginativas podem inspirar novas práticas culturais e mundos. Com curadoria de Joasia Krysa, Nuno Crespo, Daniel Ribas e José Alberto Gomes
CONVIDADOS
|
LEGACY RUSSELL Exposições recentes incluem Code Switch: Distributing Blackness, Reprogramming Internet Art no The Kitchen, em colaboração com o Schomburg Center e o MOCAD (2024-2025); Harmony Holiday: BLACK BACKSTAGE no The Kitchen (2024); Matthew Lutz-Kinoy: Filling Station no The Kitchen (2023). Recebeu o Prémio Thoma Foundation 2019 de Escrita de Arte em Arte Digital, foi bolseira da Residência Rauschenberg 2020, recebeu o Prémio Creative Capital 2021, bolseira do Pompeii Commitment Digital 2022-2023, bolseira do Center for Curatorial Leadership 2023, bolseira do Lunder Institute for American Art 2024-2025 e vencedora do prémio Obama Leader 2025-2026. O seu primeiro livro é o aclamado pela crítica Glitch Feminism: A Manifesto (Verso Books, 2020). O seu segundo livro, BLACK MEME (Verso Books, 2024), foi nomeado para o Prémio National Book Critics Circle de 2024. O primeiro livro de poemas de Russell é GAY POMPEII (GenderFail, 2025). |