23 MAI 2019 - 24 MAI 2019 | ESCOLA DAS ARTES
KEYNOTES
François Bonenfant
Ros Gray
ARTIST TALKS
Susana de Sousa Dias
Tatiana Macedo
INVESTIGADORES
David Pinho Barros, Nuno Lisboa, Marie Mire, Mathilde Ferreira Neves, Pedro Eiras, Ricardo Vieira Lisboa, Sara Magno, Sérgio Dias Branco
Este seminário será um fórum de discussão das novas práticas de investigação sobre cinema. Nas duas últimas décadas, assistiu-se a uma transformação nas formas de experimentar e produzir cinema, exigindo uma nova forma de investigar e novos vocabulários para pensar ao que está em jogo neste “novo cinema”, assim como novas metodologias para o seu estudo.
Este seminário surge da necessidade de pensar como a cultura fílmica tem evoluído nas últimas décadas, como a sua experiência estética se transformou e como podemos caracterizá-la no presente. Nesta perspetiva, o seminário concentra-se em três áreas:
A relação entre Cinema e as Artes
(a) A interseção entre cinema e artes visuais: a presença de cinema em galerias de arte exige uma reflexão crítica sobre os novos formatos de exposição/exibição (e sobre as novas práticas curatoriais associadas) que levam o cinema da sala de cinema para a galeria. Por outro lado, o movimento contrário do white cube para a sala de cinema (os chamados filmes de artista) também merecem reflexão e investigação. Em resumo: como vemos, compreendemos e experienciamos imagens no território que se encontra entre o cinema e artes visuais contemporâneas.
(b) A interseção entre o cinema, a literatura e a palavra escrita. Como ambos se influenciam mutuamente? Qual é a presença de elementos cinemáticos na literatura e vice-versa?
Os novos caminhos do cinema contemporâneo
baseados em formas híbridas e transversais a vários géneros, e os novos vocabulários para a investigação em cinema, tais como: corpo e experiência sensorial; não-humano e o papel da natureza no nosso mundo complexo; tempo lento e slow cinema num mundo rápido e tecnológico (filmes duracionais e novo realismo); o pensamento pós-colonial no cinema contemporâneo; realismo; etc.
O cinema-ensaio
Num mundo em que a imagem é dominante, observamos novos modelos de utilização da imagem em movimento numa ideia de cinema pedagógico e de investigação. Neste sentido, há o importante papel do ensaio audiovisual digital. É uma forma válida de investigar cinema? Pode ser comparado a formas tradicionais de pesquisa escrita?