Ink and Motion #2 International Conference on Animation and Comics

A segunda edição da conferência terá lugar na primavera de 2024, altura em que Portugal comemorará o 50º aniversário da Revolução dos Cravos. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para refletir sobre o tema da revolução no seu sentido mais amplo. Por um lado, evoca ideias de uma ruptura na continuidade, um desafio à ordem estabelecida onde ocorre uma reestruturação dos sistemas de poder. Revolução é também um termo que pode ser aplicado nos estudos dos meios de comunicação quando se pensa nas transformações que têm ocorrido no ecossistema das imagens em movimento desde o final da década de 1990, quando começámos a ver novas e excitantes ligações entre os meios de comunicação anteriormente separados. Finalmente, se olharmos para a etimologia do termo – revolução contém em si a ideia de movimento, um processo de rotação em torno de um eixo. Hannah Arendt, na sua obra Sobre a Revolução (1963), escreveu que o nosso conceito moderno do termo está “inextricavelmente ligado à noção de que o curso da história começa subitamente de novo, que uma história inteiramente nova, uma história nunca conhecida ou contada antes, está prestes a desenrolar-se” (Arendt, 1963: 28). Esperamos que Ink and Motion #2 Re[volution] fomente a pesquisa e a discussão sobre tais histórias e convidamos você a pensar na Animação, na Banda-Desenhada e nas conexões intermediáticas que estas estabelecem com outras formas de arte como meios de contar histórias que podem ser explorados através dos referidos aspetos – sociopolíticos, históricos e tecnológicos. 

 

Chamada abstracts: até 19 de fevereiro de 2024 

 

Temas: 

 

Política e memória visual: representando revolução(ões) através da animação e da banda-desenhada: 

• Animação e Memória 

• Animação e Arquivo 

• Animação e interrupção 

• As propriedades revolucionárias das imagens animadas 

• Animação política 

• A Revolução dos Cravos na Animação e na Banda Desenhada 

• Caricaturas políticas 

  

A animação como meio de emancipação: narrativas identitárias, decoloniais e ecológicas:

• Pós-memória 

• Memória coletiva e nostalgia na animação 

• Discursos Coloniais/Decoloniais Mundiais em Animação/Descolonização através da prática da Animação como pesquisa 

• Animação Indígena 

• Animação Feminista/Queer 

• Subversão e resistência na Animação Autoral: Como recuperar a agência sobre narrativas de poder 

• Estética punk e revolução (por exemplo, hopepunk, etc.) 

• Ecologia e Animação 

• Animação e o Antropoceno/ Animando a perspetiva não-humana/ Pós-humanismo 

 

Animação e o “Entre”: Novos Paradigmas Tecnológicos e Interseções:

• Viragens tecnológicas 

• Viver o futuro com IA (ameaças, perspetivas e a revolução que ela pode trazer) 

Intermedialidade: da banda-desenhada à animação, animação e videojogos, etc. 

• Animação Experimental, Hibridização e Novas Mídias 

 

Outros tópicos são bem-vindos. 

 

PROPOSTAS: 

As propostas deverão ser submetidas, até 19 de fevereiro de 2024, nesta ligação 

Devem incluir título do artigo, resumo expandido em inglês (700 palavras), nome, endereço de e-mail, afiliação institucional e uma breve biografia (máximo 100 palavras), mencionando investigação corrente. Os candidatos serão informados do resultado das suas candidaturas o mais rapidamente possível. 
 

Qualquer dúvida, pode escrever para skunz@ucp.pt. 

Agenda

Fev

20
Djaimilia Pereira de Almeida
Conferência

Auditório Ilídio Pinho

Rua de Diogo Botelho 1327
Porto4169-005
Portugal
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Abr

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IV Colóquio Português de Ourivesaria
Colóquio

Universidade Católica Portuguesa

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