International Conference on Animation and Comics
Ink and Motion #3
Invisible Animation
8-10 Abril 2026, Escola das Artes
Ink and Motion – International Conference on Animation and Comics, pretende proporcionar um espaço comum onde artistas e académicos possam explorar as intersecções entre a animação, a banda desenhada e outras formas de expressão artística (como videojogos, fotografia, cinema de imagem real, música, etc.).
A terceira edição do Ink and Motion – International Conference on Animation and Comics ocorre nos dias 8 a 10 de abril de 2026, na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, com o tema Invisible Animation.
Através do tema Invisible Animation propomos problematizar o caráter fantasmagórico da animação, questionando as suas múltiplas relações com o invisível.
Desde o aparecimento das primeiras obras animadas de Émile Reynaud e Émile Cohl, nos finais do século XIX e início do século XX, evidencia-se um caráter fantasmagórico associado à animação que, simultaneamente, dá a ver o invisível, oferece a aparência de vida autónoma ao animado, oculta os seus processos de criação e o próprio corpo do animador. Estas dimensões de revelação e ocultação, constituem um dos fundamentos da prática da animação, a que Pierre Hébert (2006) chama de “dramaturgia de simulacros”. O invisível não é apenas o que está fora de campo, mas aquilo que estrutura a própria matéria da animação: o tempo, o intervalo, o gesto, a transformação imperceptível, o trabalho técnico e conceptual que raramente chega a ser visto.
Por um lado, interessa-nos a capacidade da animação produzir o inexistente, o imaginário, assim como, a sua possibilidade de tornar o incapturável visível: da sua utilização para fins científicos, tais como a animação molecular, até às práticas documentais, que encontram na animação um modo de representar e de ilustrar o inapreensível ou aquilo que é distante para o espectador (seja uma distância temporal, espacial ou psicológica). Destacamos, deste modo, a crescente importância da animação documental no pensamento de autores como Annabelle Honess-Roe, (2013) para quem este dispositivo se presta à visualização de “aspetos invisíveis da vida, muitas vezes num estilo abstrato ou simbólico, permitindo-nos imaginar o mundo a partir da perspetiva de outra pessoa." Por outro lado, propomos revelar aquilo que, dentro da sua prática permanece oculto, os processos de criação, a materialidade do gesto artístico, as técnicas marginais e experimentais, como a animação em película, a pixelação e mixed media. Propomos refletir sobre a prática da animação na sua dimensão frame a frame, a partir da definição de André Martin (1953), que conduz o animador Alexandre Alexeieff (1970) a comparar o trabalho do animador ao dos biólogos: “[F]or animators—those microscopists of the cinema—the substitution of images contains the very fabric of their art, just as, for biologists, the behavior of cells contains the secrets of living organisms”.
O tema Invisible Animation convoca igualmente uma reflexão sobre as dinâmicas de invisibilização inscritas na história do próprio meio e das formas de resistência que daí emergem, como por exemplo, as questões de género e a invisibilidade do trabalho, sobretudo na questão da autoria das mulheres na animação. Será ainda considerada a invisibilidade da animação em si, frequentemente remetida para um género menor e infantil, bem como a sua expansão silenciosa na contaminação das artes limítrofes: o devir animado do cinema de imagem real através dos efeitos especiais e as suas relações com a banda desenhada.
Ink and Motion – International Conference on Animation and Comics é organizada pelo CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Temos o prazer de convidar os participantes a apresentar e discutir as suas investigações num evento transdisciplinar que reúne oradores nacionais e internacionais.
Call for abstracts: até 30 de janeiro de 2026
Áreas e tópicos de comunicação:
- Animação e o documentário
- Pós-memória e trauma
- Animação científica
- Animação, banda desenhada e censura
- Animação e Academia
- Censura e animação/banda desenhada
- Questões de representação através de um prisma interseccional
- Animação expandida
- Animação e arquivo
- Questões laborais na Indústria da animação
-A gutter e o inbetween como dispositivos narrativos
- Espaços liminares e o uncanny
- Pentimento na animação: marcas do desenho
- Música/efeitos sonoros e a sua relação com a imagem animada
- Desenho invisível: a homogeneização dos traços, a perda da singularidade do gesto com a padronização industrial e digital
- A contaminação entre animação, cinema e efeitos visuais (VFX).
- A conservação dos filmes: restauro, preservação e obsolescência dos suportes
- Processos práticos de produção: o scaffolding da animação Animation, below-the-line, etc
- A animação como coreografia invisível no trabalho dos animadores experimentais como Len Lye, Norman Mclaren, Pierre Hébert.
- Underdrawings na pré-produção
- Centralização dos circuitos de distribuição e monopólios na animação, jogos e banda desenhada
Outros tópicos são bem-vindos.