I Congresso Luso-Brasileiro de Artes Decorativas

I Congresso Luso-Brasileiro de Artes Decorativas
Do contexto da criação ao cenário da fruição

Ordem Terceira de São Francisco do Porto e Universidade Católica Portuguesa
17 - 20 junho, 2026
 

Coordenação
Gonçalo Vasconcelos e Sousa | Marize Malta


Chamada para resumos
Até 31 de janeiro

 

Urge a reflexão e o desenvolvimento da investigação em torno das Artes Decorativas, civis e religiosas, tanto em Portugal como no Brasil, ainda que o termo hoje pareça datado e limitado a certos períodos e os seus estudos tenham sido ampliados com contributos da cultura material e visual. Este universo temático alargado, que vai das artes móveis às artes aplicadas, dos objetos artesanais aos de autoria coletiva ou desconhecida, é complexo e dialogante, nele interatuando artistas, artífices, espaços, encomendantes e clientes. Espraiando-se por zonas geográficas distintas e, simultaneamente, condicionadoras, possuíram enquadramentos epocais e sociais que lhes determinaram, muitas vezes, um fruir específico a partir de suas estéticas peculiares. Há a considerar, ainda, as questões da sua museografia e de aspectos da conservação e restauro das obras que permitem ver outras perspetivas das suas identidades.

Este congresso procurará debater uma diversidade de temas, indo dos usos sociais dos objetos (e suas trajetórias) aos estudos tipológicos e de caso, dos distintos tipos de fontes aos ornatos, dos materiais à clientela, das influências estrangeiras às inovações singulares, em ambos os lados do Atlântico, buscando melhor compreender, a partir do compartilhamento das pesquisas, as peças que povoaram os ambientes de vida, tanto em Portugal como no Brasil.

Esta 1.ª edição do congresso terá por base o mote que lhe serve de arranque e que parte do enquadramento da criação das obras e dos seus obreiros, estendendo-se aos cenários e contextos dos seus diferentes tipos de uso, propondo mapear e reunir investigadores que se têm dedicado ao estudo das Artes Decorativas.

 

Núcleos Temáticos:

1. Conceitos teóricos de Artes Decorativas
2. Materialidades nas Artes Decorativas
3. Fontes para o estudo das Artes Decorativas
4. Ofícios e indústrias
5. Encomendantes
6. Coleções, Museus e Artes Decorativas
7. Conservação e Restauro de Artes Decorativas


Local:
Auditório Dr. António Pedro Pinto de Mesquita
Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto (Rua da Bolsa, 80)