Pisar suavemente sobre a Terra
16 FEV 2023 - 25 MAI 2023
Pisar suavemente na terra de forma que, pouco depois de nossa passagem, não seja mais possível rastrear nossas pegadas está se tornando impossível: nossas marcas estão ficando cada vez mais profundas.
E cada movimento que um de nós faz, todos fazemos. Foi-se a ideia de que cada um deixa sua pegada individual no mundo; quando eu piso no chão, não é o meu rastro que fica, é o nosso. E é o rastro de uma humanidade desorientada, pisando fundo.
Ailton Krenak, A vida não é útil, 2020
Este ciclo internacional de conferências, exposições e performances tem no pensamento do filósofo e ativista Ailton Krenak a sua inspiração. Trata-se não só de uma homenagem ao pensador, mas de um movimento subtil de admitir a urgência desses e outros ensinamentos, humanos e não humanos, como possibilidades de compreender e transformar nossa relação com a Terra.
O ciclo destaca a relevância essencial de conhecer diferentes formas de caminhar pelo mundo e os múltiplos modos de expressões que delas se originam. Por isso, direta e indiretamente, este ciclo responde a partir de lugares geográficos e disciplinares distintos (poesia, artes visuais, música filosofia, cinema, performance e literatura) à urgência não só de pensar a relação do humano com a natureza, mas também com a tecnologia, a arte e com as políticas de representação e visibilidade correntes.