25/10/2021, 18h30 | AUDITÓRIO ILÍDIO PINHO

Filmes premiados no Festival Cinanima 2020

Sessão com a presença da realizadora Alexandra Ramires

 

Trata-se de uma seleção de 7 filmes de animação premiados no CINANIMA 2020, em diferentes categorias. Destaque, naturalmente, para Altötting, de Andreas Hykade, vencedor do Grande Prémio 2020 - Prémio Cidade de Espinho, curta-metragem igualmente nomeada no prestigiado Annecy - International Animated Film Festival e vencedor no ANIMA - Córdoba International Animation Festival; para Rivages, premiado em Annecy e que no CINANIMA arrecadou o Prémio Especial do Júri; e para Elo de Alexandra Ramires, filme vencedor do Prémio António Gaio, também ele um multipremiado no Curtas Vila do Conde, no Animatou, na Suíça, no Festival Internacional de Cinema de Chicago, nos Estados Unidos, de entre tantos outros. 


Sinopses

 

1-ELO de ALEXANDRA RAMIRES // (prémio António Gayo)

Portugal, 2020, 12'

Durante um dia anoitecido, dois persogens procuram adaptar-se.

 

2-MOLHO DE MAÇÃ de ALEXANDER GRATZER // (prémio melhor curta-metragem, 5 a 24 mintutos)

Aústria, 2019, 7'

Enquanto dois pássaros conversam sobre a sua existência, uma pequena maçã é observada à medida que desce às profundezas de uma caverna.
 
 
3- MARGENS de SOPHIE RACINE // (prémio especial do júri Cinenima)
França, 2020, 20'
 
Uma pequena ilha na costa da Bretanha, onde a tempestade se aproxima, o vento uiva e nuvens negras começam a preencher os céus. O sol destaca a forma de uma árvore, de uma casa e de uma pessoa por breves instantes. E é então que a tempestade desaba…
 
 
4- METRO de VALENTIN TYUTEREV // (prémio melhor curta metragem até 5 minutos)
Rússia, 2020, 3'
 
Uma odisseia pelo submundo.
 
 
5- CAVALO BRANCO de YUJLE XU // (prémio melhor filme de estudantes)
Reino Unido, 2019, 7'
 
A curiosidade faz nascer um certo interesse, mas a colisão e divergência causadas pelas suas diferenças acabam por levar à separação. O espetador parte após sussurrar, dizem que um acordeão nunca conseguiria falar com um cavalo branco.
 
 
6- ZIGUEZAGUE de CAROLINE HAMANN; FRITZ PENZLIN // (menção honrosa)
Alemanha, 2020, 8'
 
“Ziguezague” é um filme sobre o amor e as fronteiras. Qual deles é mais poderoso? Uma sequência de acontecimentos infeliz leva um casal apaixonado a tentar desafiar os obstáculos que os separam. Conseguirão ultrapassá-los?
 
 
7 - ALTÖTTING de ANDREAS HYKADE // (grande prémio 2020 curtas metragens /prémio cidadde de Espinho)
Alemanha, 2020, 12'
 
Sabem, quando era pequeno apaixonei-me pela Virgem Maria. Tudo aconteceu numa pequena cidada da Baviera conhecida como Altötting.