equipa do Cineclube EA 2024/25
Diana Monteiro
Diogo Pinto
Gabriel Luna
Inês Leal
João Pinto
José Antunes
Luísa Alegre
Mariana Machado
Sofia Tavares
Mais Informações
25 fev às 18:30
Maya
de Teo Hernandez
1979, 104'
Hino à natureza, canto ao cosmos, Mâyâ constrói um mundo onde a câmara gera um novo tipo de representação em que a profundidade de campo é reduzida ao essencial. Tudo acontece, em certa medida, numa mesma superfície.
11 mar às 18:30
Inauguration of the Pleasure Dome
de Kenneth Anfer
1954, 38'
O Senhor Shiva acorda. Uma convocação de mágicos disfarçados de figuras mitológicas; uma festa de máscaras em que Pan é o prémio. O vinho de Hécate é servido: A taça de Pan é envenenada por Shiva. Kali abençoa a assembleia e segue-se um rito báquico.
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In The Shadow of the Sun
de Derek Jarman
1981, 54'
The Shadow of the Sun baseia-se no interesse de Derek Jarman pelos processos alquímicos como metáfora para o reprocessamento da película Super-8. Jarman descreveu uma vez a união da luz e da matéria do filme como “uma conjunção alquímica” e experimentou ao longo da sua carreira a criação de simbolismo onírico através da sobreposição de imagem e ação. Originalmente chamado English Apocalypse, o título final do filme deriva de um texto alquímico do século XVII que usava a frase como sinónimo da pedra filosofal - a substância muito procurada que transforma metais comuns em ouro e prata. O filme foi concebido como um passo em direção à ideia de um vídeo ambiente, que, tal como o seu equivalente musical, foi concebido para melhorar um ambiente.
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Dream Enclosure
de Sandy Ding
2014, 19'
Um sonho de sonho fechado, transe de um passado inocente para uma dança de xamãs.
18 mar às 18:30
Alaya
de Nathaniel Dorsky
2000, 28'
A areia, o vento e a luz misturam-se com as emulsões. O espetador é a estrela.
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Discoveries on the Florest Floor
de Charlotte Pryce
2006, 4'
Três estudos miniatura, iluminados e heliográficos de plantas, observados e imaginados. Folhas frágeis e fios muito finos de fungos unem-se nos três estudos de plantas de Charlotte Pryce. As plantas e as imagens das plantas, e os seus ambientes imaginados, estão interligados. O título é retirado de um género obscuro de pintura do século XVII: Forest Floor Paintings, que colocava as plantas num ambiente “real”, por oposição a um vaso.
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Bouquets 1-10
de Rose Lowder
1995, 12'
Bouquets 1-10 é a primeira coleção de Lowder numa série contínua de episódios de um minuto, cada um composto por imagens filmadas em torno de uma localização geográfica geral, que foram alternadamente tecidas, fotograma a fotograma, numa única bobina de filme e ligadas através da imagem de uma flor em estado de natureza morta intersticial que assinala o início de cada Bouquet integrado no filme. Cada bouquet de flores é também um bouquet de fotogramas, misturando as plantas que se encontram num determinado local com as actividades que se encontram nesse momento. Lowder usa a tira de filme como tela, com a liberdade de filmar fotogramas em qualquer parte da tira, em qualquer ordem, passando o filme pela câmara tantas vezes quantas as necessárias.
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The Wold-Shadow
de Stan Brakhage
1972, 3’
Um bosque de bétulas. A luz do sol ilumina e escurece, revelando mais ou menos do bosque. Há um pouco de relva no chão da floresta. Há uma forma nas sombras? Há algo verde fora de foco. A luz pisca e o ecrã escurece de vez em quando. Olhamos de perto para a casca das árvores. Será que se vê o deus da floresta?
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Seven Days (1974)
de Chris Welsby
18’
Seven Days convida o espetador a contemplar a complexa relação entre as estruturas que inventamos para observar o mundo natural e a estrutura que percepcionamos como resultado dessas observações. As sequências de imagens resultantes sugerem uma relação entre tecnologia e natureza baseada noutros princípios que não a exploração e o domínio.
25 mar às 18:30
The Amazonian Angel
Maria Klonaris & Katerina Thomadaki
1992, 92’
"Este retrato fílmico nasce de um duplo movimento: o encontro de Lena Vandrey com o nosso universo cinematográfico, o nosso encontro com o seu mundo pictórico, o seu espaço e a sua coleção de figuras processionais e bonecos articulados. Cruzamentos de imaginários, de mitologias: o Sul, as origens, a procura de uma “grecidade”, a procura do potencial mágico da imagem, o feminino como “força no amor”. Cruzamentos de gestos plásticos: um sobre suporte de tela, outro sobre suporte fotográfico e fílmico. Convidámos a artista a tornar-se ela própria corpo-pintura, pintura filmada. Encenámos os seus textos, as suas pinturas, os seus objectos, o seu espaço. Tentativa de o revelar como uma encarnação da sua própria mitologia.”