Objetivos:
- - Fomentar uma abordagem abrangente dos problemas intrínsecos à conservação e restauro de madeiras.
- - Estudar os agentes de degradação e as patologias que se relacionam com os suportes de madeira, bem como as principais metodologias de intervenção envolvidas na sua conservação.
- - Desenvolver capacidades teóricas e práticas fundamentias na definição de uma metodologia básica de conservação preventiva.
- -Desenvolvimento dos conhecimentos necessários ao preenchimento de uma ficha de identificação, diagnóstico e proposta de intervenção, a qual constituirá a base para a redeção do relatório final.
- - Proceder em aula a intervenções de conservação e restauro a ser desenvolvidas em peças de talha, escultura e mobiliário, com ou sem revestimento polícromo.
- - Desenvolver capacidade para definir e argumentar acerca da opção por cada prática de intervenção específica, apoiada pelo desenvolvimento do conhecimento dos produtos e materiais de tratamento, bem como uma terminologia adequada.
- - No final do semestre o aluno deverá ser capaz de identificar os problemas mais frequentes em obras em madeira, elaborar o respetivo diagnóstico, definir uma proposta de tratamento e executar as operações correspondentes.