Técnicas de Preservação e Conservação III (madeiras)

8 ECTS / Semestral / Inglês, Português

Objetivos:

  1. - Fomentar uma abordagem abrangente dos problemas intrínsecos à conservação e restauro de madeiras.
  2. - Estudar os agentes de degradação e as patologias que se relacionam com os suportes de madeira, bem como as principais metodologias de intervenção envolvidas na sua conservação.
  3. - Desenvolver capacidades teóricas e práticas fundamentias na definição de uma metodologia básica de conservação preventiva.
  4. -Desenvolvimento dos conhecimentos necessários ao preenchimento de uma ficha de identificação, diagnóstico e proposta de intervenção, a qual constituirá a base para a redeção do relatório final.
  5. - Proceder em aula a intervenções de conservação e restauro a ser desenvolvidas em peças de talha, escultura e mobiliário, com ou sem revestimento polícromo.
  6. - Desenvolver capacidade para definir e argumentar acerca da opção por cada prática de intervenção específica, apoiada pelo desenvolvimento do conhecimento dos produtos e materiais de tratamento, bem como uma terminologia adequada.
  7. - No final do semestre o aluno deverá ser capaz de identificar os problemas mais frequentes em obras em madeira, elaborar o respetivo diagnóstico, definir uma proposta de tratamento e executar as operações correspondentes.

Faculty

Professor Auxiliar Convidado
Diretora do Centro de Conservação e Restauro Coordenadora Executiva da Licenciatura em…