Esta UC tem por objetivo o estudo das tecnologias associadas à produção de Animação e Efeitos Visuais (VFX) bem como a sua relação com o Desenho como ferramenta de construção e composição. Pretende-se que a aprendizagem do uso do software e do hardware associados às diferentes instâncias de produção de obras, seja intrinsecamente relacionada com a prática do Desenho (analógico e digital).
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
a) Ser capaz de desenvolver propostas com base em briefing e dominar as técnicas adequadas para a produção de um projeto de filme de animação, videoclip ou produção de showreel;
b) Perceber as diferentes fases dum projeto de animação, as principais tecnologias e métodos que estão envolvidos em cada fase;
c) Adquirir o sentido prático na criação e pensamento visual através do Desenho, como ferramenta de desenvolvimento do projeto;
d) Adquirir competências da análise da realidade através do raciocínio promovido pelo Desenho. Conhecer e explorar modos de construção estrutural das formas;
e) Adquirir competências para criar um storyboard, concept art, personagens;
f) Conhecer e desenvolver as principais técnicas e métodos de produção de uma animação Tradicional/Digital e Efeitos Visuais.