Esta Unidade Curricular visa capacitar os alunos de conhecimentos que lhes permitam compreender e problematizar as diversas relações entre imagem e significado no campo das Artes Visuais. Assim, deverão não só auferir momentos chave no desenvolvimento da codificação da imagem e da sua interpretação até à contemporaneidade (e respectivos métodos associados); mas também reconhecer sistemas de problematização da questão do sentido que resistem à ideia de legibilidade da imagem. Deverão dominar metodologias e conceitos chave quer das práticas da iconografia, quer da semiótica e dispor de ferramentas que permitam o seu uso consciente e crítico na reflexão sobre obras de arte.
Objetivos de aprendizagem:
- Assinalar momentos relevantes da história da iconografia enquanto sistema de articulação de símbolos para comunicar significados;
- Sinalizar o surgimento da Iconografia, como área do saber, e conhecer métodos de análise da imagem;
- Adquirir ferramentas para a elaboração de análises iconográficas de obras de arte;
- Identificar metodologias distintas de interpretação da imagem;
- Compreender noções básicas de semiótica e modelos de análise da imagem;
- Diferenciar noções de imagem, ícone, iconografia, iconologia, símbolo, signo (e relações entre signos), sentido, significado, representado, representante, mensagem, comunicação, informação.