Arte, Cultura e Indústria Criativas

8 ECTS / Semestral / Inglês, Português

Objetivos:

  • Caracterizar o contexto da produção cultural na atualidade à luz da renovação e da ampliação dos conceitos de cultura e de arte.
  • Reconhecer a abrangência do conceito de cultura, os seus princípios e a sua aplicabilidade a diversos ramos de conhecimento.
  • Situar e caracterizar o surgimento e o desenvolvimento dos conceitos de indústrias culturais e criativas e os que deles decorrem.
  • Conhecer os documentos e os estudos de referência no campo das indústrias criativas.
  • Adquirir capacidade crítica relativamente aos conceitos de cultura, indústrias culturais e criativas.
  • Adquirir capacidade crítica para a análise do valor da cultura e do poder da linguagem económica no campo da cultura.

Competências:

No final da unidade os mestrandos deverão estar aptos a:

  • Debater os conceitos de arte, cultura e indústrias criativas.
  • Identificar os autores, documentos e estudos de referência na área.
  • Contribuir para a programação de atividades culturais em diversos âmbitos e a participar no seu desenvolvimento.
  • Concorrer para a renovação e a reconversão de projetos criativos mediante ideias inovadoras, alicerçadas no conhecimento dos usos da cultura na atualidade.

Faculty

Professor Auxiliar
Projetos de investigação   Cinema, Património e Memória (CIPAM) Obra Completa de Guerra Junqueiro (21 vol.)
Professor Auxiliar
Publicações relevantes Castro, Laura. 2020. An exhibition and case study of the first private museum in Portugal—João Allen: Collecting the…