Objetivos:
a) Caracterizar o contexto da produção cultural na atualidade à luz da renovação e da ampliação dos conceitos de cultura e de arte.
b) Reconhecer a abrangência do conceito de cultura, os seus princípios e a sua aplicabilidade a diversos ramos de conhecimento.
c) Situar e caracterizar o surgimento e o desenvolvimento dos conceitos de indústrias culturais e criativas e os que deles decorrem.
d) Conhecer os documentos e os estudos de referência no campo das indústrias criativas.
e) Adquirir capacidade crítica relativamente aos conceitos de cultura, indústrias culturais e criativas.
f) Adquirir capacidade crítica para a análise do valor da cultura e do poder da linguagem económica no campo da cultura.
Competências:
No final da unidade os mestrandos deverão estar aptos a:
a) Debater os conceitos de arte, cultura e indústrias criativas.
b) Identificar os autores, documentos e estudos de referência na área.
c) Contribuir para a programação de atividades culturais em diversos âmbitos e a participar no seu desenvolvimento.
d) Concorrer para a renovação e a reconversão de projetos criativos mediante ideias inovadoras, alicerçadas no conhecimento dos usos da cultura na atualidade.