A apresentação dos conteúdos em aula permite aos alunos compreender o surgimento do campo da arte (como proposto por P. Bordieu), em articulação com as estruturas sociais, políticas, económicas e culturais. É com este mapeamento que será possível esclarecer a definição e estabilização da expressão arte contemporânea e seu funcionamento nos mecanismos de exibição, circulação e mercado.
Assim, até ao término do semestre, os alunos deverão desenvolver as seguintes aptidões e competências:
a) Conhecer os antecedentes históricos que estruturam a criação do campo da arte;
b) Identificar os principais agentes da definição do artístico;
c) Compreender as formulações plurais de uma ideia de arte e a progressiva definição de artista;
d) Conhecer os principais debates e fôlego teórico da autonomização da arte;
e) Relacionar a prática artística com as diversas espacialidades expositivas;
f) Dominar diferentes modelos de exposição e suas implicações sociais, culturais, institucionais e políticas;
g) Acompanhar os desenvolvimentos da crítica institucional e dos modelos expositivos desde o pós-guerra à atualidade;
h) Compreender as dificuldades teóricas e críticas inerentes à definição de arte e, por maioria de razão, de contemporâneo.