Silêncios, Ausências e algumas Avarias

Mais Informações

Silêncios, Ausências e algumas Avarias

 

15 OUT 2019, 18h30 | AUDITÓRIO ILÍDIO PINHO

Uma conversa com Álvaro Domingues e Joaquim Moreno
no âmbito da inauguração da exposição GUIDO GUIDI / CAÇADOR DE SOMBRAS: Viagem aos limites do Porto
 
As fotografias de Guido Guidi vivem de recortes mínimos de realidades maiores a que chamamos cidades. A seu modo, o trabalho de documentação fixa-se em fragmentos mínimos de um todo que não se sabe qual seja. O que nos é dado a ver são lugares de observação, metáforas ou sistemas de rastreamento feitos de sinais quase invisíveis porque raramente usados para contar a matéria de que os humanos são feitos. 
Nesta conversa, Álvaro Domingues e Joaquim Moreno propõem utilizar estes sinais como ligações intertextuais, como sinais ancorados em várias narrativas que permitem viajar através dos múltiplos limiares urbanos que se acumulam nestas imagens.


ÁLVARO DOMINGUES (MELGAÇO, 1959)

É geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1994. Desde 1999 é docente do Mestrado Integrado e do Curso de Doutoramento da Faculdade de Arquitectura da UP. Como investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, tem desenvolvido uma actividade regular de investigação e publicação no âmbito de projectos com a Fundação Calouste Gulbenkian, com a Fundação de Serralves e a Fundação da Juventude, com a Fundação Ciência e Tecnologia, com a CCDR-N, CCDR-C, com a Xunta da Galiza, com a Escola Técnica Superior de Arquitectura da Coruña, com a Erasmus Iniversity of Rotterdam-EURICUR, com o Club Ville Aménagement – Paris; com o CCCB, Barcelona, com a Universidade Tècnica de Barcelona-Arquitectura, com a Universidade de Granada – Planeamento e Urbanismo, com as Universidade Federal de S. Paulo e do Rio de Janeiro-Brasil, com as Universidades do Minho e Coimbra e Lisboa entre outras. Escreve semanalmente no jornal Público. Entre outras obras, é autor de A Rua da Estrada (Dafne, 2009), Vida no Campo (Dafne, 2012) e Volta a Portugal (Contraponto, 2018).

JOAQUIM MORENO (LUANDA, 1973)

É licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1998); Mestrado (pré-Bolonha) em Arquitectura e Cultura Urbana, Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona, Universidade Politécnica da Catalunha (2001); Doutoramento em Arquitectura, Escola de Arquitectura, Universidade de Princeton (2011).
Curador independente desde 2002, num trabalho continuado que inclui a exposição “Desenho Projecto de Desenho” (2002), em co-curadoria com Alberto Carneiro, dedicada ao desenho de arquitectura no século XX Português, a representação portuguesa à Bienal de Arquitectura de Veneza em 2008, com o filosofo José Gil, a exposição “Guido Guidi/ Carlo Scarpa: Tomba Brion” no Centro Cultural de Belém (Lisboa, 2014-15) com Paula Pinto e mais recente, e ainda visitável no Centro Canadiano de Arquitectura em Montreal, a exposição “The University is Now on Air”, dedicada ao ensino da Arquitectura Moderna através da Rádio e da Televisão que a Universidade Aberta Inglesa propunha nos anos 70.


Organização

barra_logosAsset 1@2x(1)

Apoios
EAUM
Câmara Municipal do Porto (Programa de Apoio à Criação Artística CRIATÓRIO)

porto ponto

Agradecimentos
Paulo Catrica
Matilde Seabra
Álvaro Domingues
Alexandre Inglês
Pedro Bandeira
José Aurélio
Marta Guidi
Mariano Sartore
Victor Guedes
Carlos Lobo
The Worst Tour of Porto

Mais Informações

Silêncios, Ausências e algumas Avarias

 

Related Events

10
Jul
09:30

Agenda

Jul

10

Auditório Ilídio Pinho

Portugal
  • Cinema
  • CITAR
  • Conferências